quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Wellington Dias vence no PI com 53,56% e Zé Filho 21,99%; Teresina por 46,54% contra 26,10%

Os maiores picos de intenções de voto de Wellington Dias estão nas microrregiões de Chapadas do Extremo Sul (77,42% das intenções de voto estimuladas); Alto Parnaíba Piauiense e Bertolínia, com 76,47% das intenções de voto, cada; Picos e Floriano, com 66,22% das intenções de voto estimuladas, cada; e de Pio IX (73,91%)
21/08/14, 00:22
A
nova pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, realizada nos dias 16 a 19 de agosto com 1.137 eleitores com com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí , mostra que a liderança do candidato do PT ao Governo do Estado, senador Wellington Dias, continua inalterada com 53,56% das intenções de voto estimuladas. Segundo o Instituto Amostragem, o governador Zé Filho (PMDB), candidato à reeleição, está em segundo lugar com 21,99% das intenções de voto estimuladas, seguido do candidato do PSC ao Governo do Estado, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, que tem 6,42% das intenções de voto estimuladas. O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Maklandel Aquino, tem 1,32% das intenções de voto estimuladas. O candidato do PSTU, Daniel Solon, tem 0,44% das intenções de voto estimuladas; a candidata do PCO, Lourdes Melo, tem 0,09% das intenções de voto estimuladas; e o candidato do PPL, Neto Sambaíba, tem 0,35% das intenções de voto estimuladas.
Os eleitores que não sabem e não opinam estão em 11,17% e os que querem votar em branco e nulo somam 4,66%. O presidente do Instituto Piauiense de Opinião Pública, professor universitário e estatístico João Batista Teles, afirma que como a soma das intenções de voto dos outros candidatos é de 31,42%, a diferença de 22,14 pontos percentuais garantiria que o páreo seria decidido no primeiro turno a favor de Wellington Dias.
Wellington Dias vence em todas as microrregiões piauienses, exceto na microrregião do Litoral Piauiense, que tem a liderança de Zé Filho.
Os maiores picos de intenções de voto de Wellington Dias estão nas microrregiões de Chapadas do Extremo Sul (77,42% das intenções de voto estimuladas); Alto Parnaíba Piauiense e Bertolínia, com 76,47% das intenções de voto, cada; Picos e Floriano, com 66,22% das intenções de voto estimuladas, cada; e de Pio IX (73,91%).
Na microrregião de Teresina, Wellington Dias ganha com 46,54% das intenções de voto estimuladas contra 26,10% de Zé Filho. Na microrregião do Litoral Piauiense, o governador Zé Filho vence com 41,51% das intenções de voto estimuladas contra 30,19% de Wellington Dias e 4,72% de Mão Santa.
 
Zé Filho tem seus melhores índices de intenções de voto estimuladas, além do Litoral Piauiense, nas microrregiões de Teresina (26,10%), de Campo Maior (24,18%); Médio Parnaíba Piauiense (22,22%); e Pio IX (21,74%). Mão Santa tem seus melhores índices nas microrregiões de São Raimundo Nonato (11,54%); do Baixo Parnaíba Piauiense (9,68%). Na microrregião do Litoral Piauiense, Mão Santa tem 4,72% das intenções de voto estimuladas.
 
A pesquisa do Instituto Amostragem é não aleatória por cotas de sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, microrregião e municípios, com entrevistas domiciliares e individuais. Foram pesquisados os seguintes municípios por microrregião: Baixo Parnaíba Piauiense (Miguel Alves, Barras, Piripiri, Esperantina); Litoral Piauiense (Parnaíba, Cocal, Buriti dos Lopes); Teresina (Teresina, José de Freitas, Nazária); Campo Maior (São João da Serra, Pedro II, Campo Maior, Lagoa de São Francisco); Médio Parnaíba Piauiense (Hugo Napoleão, Regeneração, Amarante); Valença do Piauí (Prata do Piauí, Valença do Piauí, Aroazes); Alto Parnaíba Piauiense (Baixa Grande do Ribeiro); Bertolínia (Sebastião Leal, Bertolínia); Floriano (Jerumenha, Floriano, Nazaré do Piauí); Alto Médio Gurguéia (Monte Alegre do Piauí, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Anísio de Abreu, Dom Inocêncio, São Raimundo Nonato, Caracol); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Parnaguá); Picos (Paquetá, Oeiras, Picos, Ipiranga do Piauí); Pio IX (Alagoinha do Piauí, Francisco Santos); Alto Médio Canindé (Caldeirão Grande do Piauí, Socorro do Piauí, Campinas do Piauí, Patos do Piauí, Massapê do Piauí, Jaicós, Paulistana). A margem de erro da pesquisa é de 2,85% para mais ou para menos, em amostragem casual, para um nível de confiança de 95% para o tamanho de amostra de 1.137 eleitores). Pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí sob o protocolo de número PI 00087/2014, no dia 16 de agosto.
Wellington Dias tem 25,24% das intenções de voto espontâneas e Zé Filho tem 11,43%
A pesquisa de intenções de voto espontâneas (quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos) feita pelo Instituto Amostragem e Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte mostra que Wellington Dias tem 25,24% das manifestações de voto espontâneas. Zé Filho tem 11,43% das intenções de voto espontâneas. Segundo a pesquisa, 52,33% dos eleitores piauienses espontaneamente não apontam em qual candidato ao Governo do Estado irão votar e 6,68% dos eleitores dizem que irão votar nulo ou em branco. Mão Santa tem 1,32% das intenções de voto espontâneas e os outros candidatos a governador têm menos de 1% das intenções de voto espontâneas.
 
Rejeição de W. Dias é menor que Zé Filho e Mão Santa
 

Nenhum comentário: