quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Conselho de Secretários de Saúde do Estado destaca Telessaúde de Campo Maior

http://bmail.uol.com.br/attachment?msg_id=NTAzMjI&ctype=DSC_0644.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=3711054
Marcelo Pereira - Secretário Municipal de Saúde
Campo Maior, por meio da Secretaria Municipal de Saúde é uma das referências do Programa Telessaúde Brasil Redes, implantado no município e foi destaque em nível estadual no Conselho de Secretários Municipais de Saúde CONSEMS, com direito a registros no informativo do Conselho. O prefeito Paulo Martins, tem como responsável pela pasta da saúde o secretário Marcelo Pereira, que vêm alcançando destaque positivo na condução de atendimento de saúde pública à população, juntamente com toda a sua equipe, nos Programas da Atenção Básica.

O Programa faz parte de uma ação nacional, implantada no município de Campo Maior para servir a todo o Território dos Carnaubais, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica do Sistema único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviços por meio de ferramentas de tecnologias da informação, oferecendo condições para promover a Teleassistência e a Teleeducação.

Ao todo são 85 equipes de Saúde da Família participando do Programa e 63 pontos de Telessaúde montados e em pleno funcionamento. Atualmente o Telessúde de Campo Maior encontra-se como destaque em nível de Estado, com uma média mensal de teleconsultotias de 140 realizadas pelos profissionais de nível superior das Equipes de Saúde da Família dos municípios vinculados, cumprindo assim o objetivo que é diminuir os encaminhamentos dos pacientes à Teresina e fortalecer o poder de resolubilidade na Atenção Básica à Saúde nos municípios.

“O programa tem como um dos objetivos promover a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no SUS, com resultados positivos da resolubilidade do nível primário de atenção”, explicou o secretario municipal de Saúde Marcelo Pereira. Outras finalidades é reduzir o tempo de deslocamento e de atendimento médico, fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso e melhor agilidade no atendimento prestado.

Segundo o secretário, o Telessaúde de Campo Maior (Território dos Carnaubais) foi elaborado e planejado em 2011, e em 2012, iniciado o seu processo de implantação e monitoramento. Os apoios da Prefeitura Municipal de Campo Maior, na pessoa do prefeito Paulo Martins e do Secretário Municipal de Saúde Marcelo Pereira foram essenciais ao andamento do Projeto. O Programa é intermunicipal, composto por 18 municípios, sendo 15 destes pertencentes ao Território dos Carnaubais.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Campo Maior

Nenhum comentário: