terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ENEM deverá ter novo formato

Cid Gomes - foto:blo.opovo.com.br
Em visita na semana passada ao Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Pernambuco, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que colocará em consulta pública, durante as próximas semanas, um novo modelo de elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta para o novo modelo prevê a criação de um banco de questões na internet e permitiria o agendamento online da prova. O Enem, que é obrigatório para entrar em universidades federais, é aplicado em todo o país e teve 8,7 milhões de inscritos em 2014.

Para o ministro, a ideia é que o aluno possa ter acesso ao banco de dados para estudar e aprimorar os seus conhecimentos, através de questões sorteadas pelo sistema online.

O principal objetivo é inibir possíveis denúncias de vazamento, a exemplo do que ocorreu na última edição do exame, no Piauí. Pelo menos 30 pessoas foram avisadas do tema da redação pelas redes sociais, minutos antes do início da prova.

O Enem online foi inspirado nas provas de legislação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que já podem ser agendadas, de acordo com a disponibilidade do aluno.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário: