terça-feira, 29 de setembro de 2015

A importância da conclusão na redação do ENEM

     Feita a introdução, momento da apresentação e do ponto de vista sobre o tema; articulados os argumentos, necessários ao desenvolvimento, chegou o momento de concluir o texto.
   A conclusão de um texto nasce a partir do raciocínio anteriormente apresentado na introdução e no desenvolvimento. De um modo geral, a conclusão pode conter um bom argumento que sintetiza as ideias mais importantes que foram abordadas ao longo da elaboração do texto.
     No caso específico do Enem, o candidato deve ser capaz de elaborar uma proposta de intervenção ao final da sua redação, a fim de solucionar o problema levantado pelo tema. Trata-se de um dos principais critérios levados em consideração durante a correção do exame.

Evite conclusões utópicas

     Durante a redação, muitos candidatos tendem a elaborar a conclusão de seu texto utilizando discursos utópicos, que acreditam em uma sociedade ideal, onde todos os problemas podem ser resolvidos imediatamente. Entretanto, trata-se de um tipo de encerramento que deve ser evitado pelo estudante, uma vez que possui um baixíssimo poder argumentativo. O discurso utópico é panfletário revelando certa ingenuidade por parte do candidato, que, ao utilizá-lo, demonstra uma fraca visão crítica e madura sobre o mundo real.


Nenhum comentário: