quarta-feira, 11 de setembro de 2019

De quem é a culpa por Campo Maior ter sido retirada do Mapa do Turismo Brasileiro?

Terra encantadora, hospitaleira, da melhor gastronomia piauiense e de uma exuberante paisagem - critérios para tornar o turismo como principal fonte de renda do município - nossa cidade simplesmente desapareceu do Mapa do Turismo Brasileiro. 

Imagem relacionada
Serra de Santo Antonio - Foto Blog Luselene
Estranho para Campo Maior que criou recentemente uma Secretaria de Turismo para, além de agraciar uma família emergente da cidade que se dizia ter um grande projeto turístico, tornar esse segmento o mais importante da nossa economia.

Segundo o Deputado Estadual Henrique Pires (MDB-PI), a exclusão de um município do Mapa do turismo significa um enorme prejuízo, já que, segundo a legislação, se o município não consta do mapa ele está impedido de receber recursos. O deputado, até abril deste ano, foi Secretário Nacional de Estruturação do Turismo, afirmou que "o mapa funciona como uma espécie de cadastro feito pelo Governo Federal para facilitar a destinação de recursos para os municípios desenvolverem ações e obras de fomento ao turismo. Em suma, a saída dos municípios do mapa implica na perda de recursos financeiros".

Em 2017 publicamos matéria sobre a movimentação que o turismo estava experimentando em Campo maior e como seria importante para todos nós (https://blogdoprofessorjorgecamara.blogspot.com/2017/04/precisamos-ter-uma-visao-clara-sobre.html).Ledo engano!

Barragem da Salinas
Secretaria de Estado do Turismo (Setur) informou por meio de nota que a redução do número de municípios se deu por conta de exigências do Governo Federal, como a criação de Conselho Municipal de Turismo, por exemplo. Isso implica dizer que a família responsável pela Secretaria de Turismo de Campo Maior deixou de fazer o dever de casa e com isso deu um enorme prejuízo econômico a toda a população. Como dar acesso às barragens Corredores e Salinas, dois importantes locais para o desenvolvimento do turismo local.

Mais essa lógica em dar prejuízo ao povo campo-maiorense não é nova. Dois convênios do ano de 2010 (na gestão do ex-prefeito Joãozinho Félix), liberados pelo extinto Ministério do Turismo, que seriam para alavancar recurso para o II Sabor Maior e o do Reveillon Maior, somando à época quase  quase meio milhão,estão sendo cobrados ao então prefeito pela Justiça Federal por não ter sido aplicado.

Bom, Campo Maior não consta nesse famoso mapa pela inexistência de ações da Secretaria Municipal de Turismo ainda em 2017. Falou-se que havia uma equipe técnica da mais alta qualificação técnica. Se isso era verdade, com certeza essa exclusão foi calculada em virtude da pessoa que indicou a gestão da secretaria não ter conseguido espaços políticos almejados.

Nenhum comentário: