terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Policiais serão qualificados para atender ocorrências de Intolerância Religiosa no Piauí



Em reunião na manhã desta terça-feira (18.01), o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, apresentou aos representantes dos povos de terreiro o andamento dos inquéritos policiais envolvendo praticantes das religiões de Matriz Afro no Piauí. Pelo menos 26 assassinatos envolvendo os adeptos foram registrados de 2009 a 2022. No mesmo período, cerca de 70 crimes como vandalismo, depredação e agressão contra terreiros e praticantes foram notificados.

O secretário firmou acordo com os representantes para capacitar os policiais do Estado no sentido de melhor atender as ocorrências relacionadas à Intolerância Religiosa, bem como realizar uma análise para entender a dinâmica dos crimes e isso servir de apoio à capacitação. Será realizado ainda um estudo sobre a percepção que os agentes civis possuem a respeito dos crimes de intolerância. A Secretaria de Segurança Pública também vai mapear e gerar uma base de dados dos casos.

Além do secretário, participaram da reunião o delegado geral Luccy Keiko, o corregedor da Polícia Civil, Jetan Pinheiro; delegado João Marcelo, do Núcleo de Estatísticas; Pai Rondinele d,Oxum (ANPMA-BRASIL); mãe Eufrazina de Iansã;(RENAFRO) superintendente de Direitos Humanos/SUDH/SASC; Janaína Mapurunga; (Gerente de Promoção da Igualdade Racial/SUDH/SASC, Assunção Aguiar; Núbia Lopes/ superintendência de relação social SUPRES da SEGOV. e Valciãn Calixto (Umbanda USB).

Nenhum comentário: