Mesmo sem ter a primavera marcada como no Sul e Sudeste, o Piauí também sente os efeitos da estação que começou. A chegada desse período traz mudanças no clima que podem provocar problemas de saúde, principalmente respiratórios e de pele.
Especialistas alertam que a combinação de calor, vento e maior presença de pólen no ar favorece o aumento de alergias como rinite, asma e bronquite. Além disso, a poeira e a proliferação de ácaros dentro de casa podem agravar ainda mais os sintomas.
As reações mais comuns nesta época do ano são espirros constantes, coceira no nariz e nos olhos, dificuldade para respirar, tosse e até irritações na pele. Quem já tem histórico de alergia precisa redobrar os cuidados.
Entre as recomendações médicas estão a lavagem do nariz com soro fisiológico, manter os ambientes ventilados e evitar o acúmulo de poeira em cortinas, tapetes e roupas de cama. O uso de antialérgicos deve ser feito somente com prescrição médica, para evitar riscos à saúde.
Outro alerta é para manter a hidratação em dia, bebendo bastante água, e usar protetor solar, já que o sol mais intenso também pode causar irritações e queimaduras.
Mesmo que o Piauí não viva a primavera de forma típica, os cuidados precisam ser redobrados. Afinal, saúde em primeiro lugar é o melhor jeito de aproveitar a estação sem sustos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário