"As atividades de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental devem ser ministradas apenas por profissionais da área". Essa é a afirmação que vem dividindo opiniões e que consta no Projeto de Lei 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO). A matéria será apreciada em caráter terminativo pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e se encontra com o relator, senador Benedito de Lira (PP-AL).
Atualmente, apenas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio é obrigatório que o professor de educação física tenha formação específica. A orientação aparece na resolução nº 7 de dezembro de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE). "Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os componentes curriculares educação física e arte poderão estar a cargo do professor de referência da turma, aquele com o qual os alunos permanecem a maior parte do período escolar, ou de professores licenciados nos respectivos componentes", prevê o artigo 31.
O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, declara que a categoria apoia "integralmente" o PLS 103/2012 e concorda que, quando o profissional não possui formação adequada, a intensidade do exercício físico fica comprometida. "É importante destacar que não é uma questão de corporativismo, mas de respeito à saúde da criança", enfatiza.
Para o professor, a educação física é uma disciplina específica, em que é necessário conhecimento para trabalhar lateralidade, coordenação motora e outros aspectos importantes para o desenvolvimento. "Isso, inclusive, traz benefícios para a aprendizagem em outras disciplinas, o que não acontece quando a professora de turma simplesmente faz um jogo", acrescenta.
Steinhilber indica ainda que o mercado de educação física tem condições de atender a demanda criada no caso de o projeto ser aprovado e novos professores sejam requisitados nas escolas. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2011, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 452 instituições oferecem formação de professor de educação física, somando 663 cursos e 22.958 concluintes no ano em questão.
FONTE: TERRA.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário