Um dos nossos olhares é quanto ao preconceito que de forma tão rápida se propaga e dissemina em lugares inimagináveis.
Vive-se em uma sociedade contaminada de velhos valores sociais; apregoa-se a igualdade, quando na verdade escarnecemos aqueles que não são iguais a nós; fala-se em liberdade, quando enveredamos pelos tortuosos caminhos do preconceito da cor, preferências, ideologias, gêneros, etc, etc, etc,...
Vivi recentemente uma situação inusitada: quando da culminância da semana da Consciência Negra - onde trabalhou-se a importância sócio-econômica-religiosa-cultural da presença do negro no Brasil - ao adentrar na escola uma Mãe de Santo alguns educadores se retiraram por pura intolerância religiosa (irmã gêmea do preconceito).
"Viraliza" nas redes sociais, vídeo de uma estudante universitária vítima de preconceito por conta do cabelo afro. Nossa!, que coisa terrível. Um espaço que, presume-se 'universal' às todas as matizes, demonstra ser um antro de preconceito.
Acompanhe a resposta da universitária Brunielly Keyth quanto às pessoas que a achincalham por conta das beleisímas madeixas.
https://www.facebook.com/brunielly.keith/videos/1002344123192428/
domingo, 28 de fevereiro de 2016
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Mulheres vivem, em média, sete anos a mais do que os homens no Brasil
O que afasta os homens dos consultórios médicos?
A aversão do público masculino a consultórios, infelizmente, não se restringe a determinado período do ano nem a precauções em torno de uma doença específica. Não à toa – mas também por outros motivos–, as mulheres vivem, em média, sete anos a mais do que os homens no Brasil.
Marcadores:
Câncer de Próstata,
cirurgias,
homens
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
É estudando que se realizam sonhos
Aluno de escola pública do Piauí é aprovado 8 vezes no Enem
Uma prova de que todos podem realizar seus sonhos bastando para isso ingredientes como persistência e dedicação vem do Centro de Ensino Médio em Tempo Integral (Cemti) Pedro Sá, de Oeiras. Athirson Clemer Dias Barbosa, 16 anos, acaba de realizar mais um feito dentro do ensino público no Piauí, o estudante foi aprovado oito vezes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Das oito aprovações de Athirson, sete foram para o curso dos seus sonhos , Engenharia Mecatrônica e a oitava para o curso de direito. O aluno do Cemti é natural de São Miguel do Fidalgo e estudou todo o ensino médio em Oeiras.
As aprovações estão distribuídas em instituições de ensino de norte a sul do Brasil , como UNIFRAN - Franca (SP), Universidade de Cruzeiro do Sul (SP), UNINOVAFAPI - Teresina (PI), Faculdade Sumaré (SP), IF - Sudeste de Minas, Juiz de Fora (MG).
"Esse resultado significa dizer que estou no caminho certo na conquista dos meus objetivos. Se Deus quiser, no futuro dedicarei essa conquista aos meus pais e todos aqueles que contribuíram para isso acontecer", declarou.
A diretora do Cemti Pedro Sá, Emilene Pedrosa, explica que a escola teve esse ano, apenas na chamada regular, 41 aprovações para universidades públicas.
"Nos dedicamos ao máximo para a educação. Desde 2009, quando a escola passou a ser de Tempo Integral, conseguimos aumentar consideravelmente o número de aprovações. Aqui os alunos tem aulas os dois turnos do dia", conta a diretora que já conquistou o Prêmio Gestão Escolar em 2012.
Toda a escola aguarda ansiosa as outras chamadas de aprovados das universidades confiante em novas conquistas.
Com informações da Folhadeoeiras.com
Marcadores:
Enem 2015,
escola pública,
oeiras,
SiSU 216
domingo, 21 de fevereiro de 2016
Só para quem gosta de educação I
Escolhemos as principais informações sobre a educação que foram destaque na semana
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre inscrição para 2016
Mesmo em greve no Piauí, as escolas públicas podem inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições começam nesta segunda-feira (22) e vão até o 1º de abril, no site da competição.
O processo de seleção dos estudantes tem duas fases: a primeira acontece no dia 7 de junho e a segunda, em 10 de setembro. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro. Serão premiados 6,5 mil alunos (500 medalhas de ouro, 1,5 mil medalhas de prata e 4,5 mil medalhas de bronze) e concedidas cerca de 46 mil menções honrosas.
É necessário, portanto, que as escolas inscritas iniciem - logo sejam iniciadas as aulas - uma programação voltada para tal fim, no sentido de evitar os números vergonhosos que nossas escolas têm atingido.
Especialista diz que proposta do currículo básico joga educação para baixo
Paula Louzano, doutora em política educacional pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, diz na Veja.com que o documento apresentado pelo MEC sobre a Base Curricular Comum Nacional, da forma como está, não formará um estudante dentro de bases sólidas, prejudicando sensivelmente o desenvolvimento da educação brasileira.
Educação em Goiás: governo estadual começa desmonte da educação e CNE dará parecer
O Estado de Goiás quer transferir para Organizações Sociais OSs a responsabilidade de gerir as escolas de sua rede.
Num verdadeiro projeto de desmonte - ou incompetência - a intenção tem provocado nos educadores daquele estado uma profunda preocupação, e a pedido do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), o Conselho Nacional de Educação deverá exarar parecer sobre a questão em até três meses.
Pela proposta do governo goiano, organizações sociais, que são entidades privadas sem fins lucrativos, deverão cuidar da administração e infraestrutura de escolas e poderão também contratar professores quanto funcionários administrativos. As OSs serão responsáveis pela formação continuada do corpo docente e pela garantia de melhorias no desempenho dos estudantes.
Educação é de berço?
Nos últimos anos têm se verificado um verdadeiro puxa-encolhe de quem deve partir a iniciativa de educar: família - escola - igreja. Essa postura deixa de lado um preciosíssimo tempo que jamais será recuperado.
Opinião
Temos tido aqui neste espaço, a preocupação em valorizar determinados temas. Entendo que a minha missão é fazer repercutir e refletir temas como educação, violência contra a mulher, direitos humanos e outros temas de envergadura.
Quando analiso determinados dados e olhos para os lados e vejo a inércia de determinados atores - entes do poder público, educadores, formadores de opinião, dentre outros - como se as coisas ruins não pudessem nos acontecer, sinto um arrepio percorrer minha espinha.
Creio ser dever de todos, analisar, divulgar, refletir e compartilhar informações que possam engrandecer nossa sociedade, uma vez que o que vemos hoje é uma verdadeira bestialização de nossos atos.
Transcrevo na íntegra matéria publicada no Jornal O Dia, de Teresina, sobre um tema que nos ronda em nossos ambiente de trabalho, em nossas relações de amizades e em pessoas bem próximas a nós.
"A droga está associada a todo tipo de crime", pontua comandante
No Piauí, a maior parte dos homicídios está ligada, de forma direta ou indireta, ao tráfico de entorpecentes.
Hoje (20) é comemorado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data visa conscientizar a população brasileira sobre os riscos e consequências do consumo desse tipo de substâncias. Muito além da saúde, o consumo de entorpecentes também traz consequências não apenas para a vida do usuário, mas para vários setores da sociedade.
Já é consenso entre as autoridades de Segurança Pública que o tráfico de drogas tem relação direta com os índices de crimes violentos em todo o país; não apenas nas comunidades de baixa renda, mas em todos as classes sociais e econômicas.
Em parte dos casos, o vício faz com que o dependente químico, ao não encontrar alternativas de sustentá-lo, cometa crimes, como assaltos e furtos. Uma realidade que é cada vez mais presente, inclusive no Piauí. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Wagner Torres, a maior parte dos homicídios no Estado está ligada, de forma direta ou indireta, ao tráfico de entorpecentes.
“A droga está associada a todo tipo de crime, principalmente homicídios, roubos e assaltos. O sujeito, quando está roubando, pega o celular ou relógio, para trocar na boca de fuma. É um problema presente em todo o mundo”, pontua.
Fotos: Folhapress
Violência doméstica têm relação com drogas
Pelo menos 70 % dos crimes envolvendo violência doméstica têm relação, direta ou indireta, com o consumo de álcool e outros tipos de drogas. A estimativa é da titular da Delegacia de Proteção dos Direitos da Mulher, delegada Vilma Alves, que afirma atender diariamente esse tipo de ocorrência. Para a delegada, referência no combate à violência contra a mulher, o avanço do consumo de entorpecentes influencia no número de casos de violência registrados no Estado.
“É como se fosse um motivador. O álcool e as drogas funcionam como motivação para a violência doméstica e agressão física. Além do machismo, pelo menos 70% desses casos são ligados ao consumo de algum tipo de droga”, pontua.
O crack, segundo a delegada Vilma Alves, é o que causa os efeitos mais devastadores. “Com a presença do crack, os índices tiveram um aumento muito maior. Ele é destruidor, não só para o usuário, mas para toda família. O consumo do crack faz com que a violência se torne maior”, afirma a delegada.
A união de forças é a solução apontada por Vilma Alves para reduzir os índices de crimes ligados ao consumo de entorpecentes. Para ela, todas as esferas da sociedade devem estar empenhadas nessa luta.
“A droga é devastadora. Tudo parte de uma questão de educação. As famílias devem se envolver mais, o Estado deve fazer mais políticas públicas, as igrejas, e demais instituições também devem estar empenhadas. Assim como estamos mobilizados contra a dengue, temos que estar empenhados no combate às drogas”, pondera.
Consumo também agrava acidentes de trânsito
O consumo de álcool e entorpecentes também está diretamente ligado ao número de acidentes de trânsito na Capital. Segundo o diretor técnico do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Fábio Marcos de Sousa, pelo menos 80% das ocorrências envolvendo motocicletas têm alguma ligação com o consumo de bebidas alcoólicas.
“Infelizmente, a maior causa dos acidentes motociclísticos é o consumo de bebida alcoólica, atrelado ao não uso do capacete. Os acidentes de moto estão li gados ao consumo de álcool em mais de 90% dos casos”, afirma.
Além dos acidentes, diariamente o Hospital de Urgência de Teresina também atende casos de complicações relacionadas ao consumo de álcool. Entre os mais frequentes estão o coma alcoólico e as crises hepáticas. “Habitualmente, esses pacientes chegam ao HUT em coma alcoólico e, até mesmo, em crises de convulsão. Eles chegam aqui descompensados, com alterações exageradas na função do fígado, muitas vezes de forma ir reversível”, pontua.
Os atendimentos relacionados ao consumo de bebidas e outros entorpecentes acabam gerando uma maior demanda para o Hospital, o que dificulta o acesso dos demais pacientes ao serviço de saúde. “Realizamos mais de 45 cirurgias por dia, 90% dessas cirurgias são ortopédicas, a grande maioria, devido a acidentes de motos. A partir daí, dá para ter uma noção da imprudência e do risco que causa ao próprio indivíduo”, afirma.
Por: Natanael Souza - Jornal O Dia
Marcadores:
alcoolismo,
drogas,
educação,
entorpecentes,
homicídios,
violência
Jacob Fortes: Caminheiro Solitário
Esta semana Jacob Fortes nos premia com mais uma peça escrita que nos conclama à reflexão.
Campo-maiorense irrequieto, Jacob tem uma das mais lúcidas visões do âmago do homem simples e questionador.
CAMINHEIRO SOLITÁRIO. (Por Jacob
Fortes. 20.02.2016).
Ansioso por transpor um monótono chapadão
das gerais, norte de Paracatu, desses retratados pelo contista Afonso Arinos,
tomei o alvitre, num minuto indeciso, de parar o veículo à porta de uma desfigurada
baiuca, à margem da estrada, para obter do vendeiro informações que pudessem abonar
a minha bússola de navegação. O chapadão, conhecido pelo codinome de “Rasgo do Corisco”,
parecia expandir-se cada vez que eu imprimia ritmo célere à viagem.
Sem desligar o motor, mal pude
entender-me com o quitandeiro, alcunhado de “Gajão”. É que nossa conversa, de
súbito, encheu-se de embaraços: um andarilho, esfrangalhado, cara enfarruscada,
ali em parada de repouso, entendeu de golfar ao vento, sonoramente, asneiras e sandices.
Sua impertinência, digna de impugnação, inspirava indulto. Não valia à pena
contender com um homem cujo palavreado desconexo e ininteligível, testificava o
escangalho do seu estado mental. Outra atenuante é que esses andejos, sem raízes
nos pés, tudo que possuem, além da vida e do prazer de pisar o chão das estradas,
é um matolão, às costas, locupleto de burundungas, além, é claro, do hábito de
falar sozinho consigo mesmo durante as suas marchas; tão solitárias quanto
pachorrentas.
Vai caminheiro! Vai cumprir, resignadamente,
o teu destino fatídico, a tua desventurada vida de andarilho: deambular, continuamente,
como a um penitente, pelos caminhos; nasceste para a liberdade! À margem das
estradas (e da vida), Deus há de apiedar-se de ti.
E quando o meu carro, por motivo de
viagem, for instado a polvilhar-te de poeira ou de fuligem te peço desculpas por
essa circunstância. Nesse momento a tua figura (esquálida, desamparada,
estropiada e envolta em trapos repulsivos) irá engrandecer as bênçãos com que tenho
sido distinguido, particularidade que me impõem glorificar a Deus por tudo, tempo
em que LHO perguntarei, humildado, se é verdade, ou delírio, tanto lixo social sobre
a terra perante os olhos insensíveis da opulência, da ganância, do desperdício.
Marcadores:
campo maior,
crônicas,
cultura,
jacob fortes,
literatura,
piauí
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Estudantes denunciam abusos e assédio sexual praticados por professores
Página no Facebook
expõe assédio sexual praticado por professores
Em pouco mais de uma semana, alunas de escolas e universidades de todo o País enviaram para uma página do Facebook mais de 750 relatos de agressão moral e sexual que sofreram de seus professores. Dos depoimentos recebidos, mais de 500 foram publicados, ultrapassando 16 mil “curtidas” na rede social em apenas sete dias.
A página Meu Professor Abusador foi criada no dia 9 de fevereiro por quatro jovens mulheres de Porto Alegre, que concluíram recentemente o Ensino Médio, depois que uma delas descobriu um caso de assédio na escola que frequentou.
Os relatos publicados em Meu Professor Abusador precisam seguir algumas regras. O nome do agressor não pode ser revelado, mas algumas características que o tornem identificável são autorizadas. O nome da instituição de ensino em que o fato aconteceu também é permitido. A autora tem o anonimato garantido pelas moderadoras.
Uma das criadoras da página concordou em dar entrevista pelo bate-papo da rede social. Ela pediu, no entanto, que sua identidade não fosse revelada por questões de segurança.
“Esse projeto mexe com homens que detêm muito mais poder social e monetário do que nós”, explicou a moderadora escolhida para a entrevista. Ela revelou que o grupo buscou auxílio jurídico com advogadas para se proteger de possíveis ameaças e processos.
Uma das críticas mais frequentes diz respeito à dificuldade de comprovar a veracidade dos relatos anônimos. Algumas vezes, os depoimentos enviados para Meu Professor Abusador são, também, pedidos de socorro de vítimas atuais de assédio. Nesses casos, as moderadoras costumam ajudar a autora a denunciar o agressor.
O crescimento rápido de Meu Professor Abusador na rede social superou as expectativas das jovens, que agora planejam produzir um guia para incentivar e facilitar o processo de denúncias formais.
Com pouco mais de uma semana de dedicação ao projeto, é difícil para as criadoras da página vislumbrarem o futuro desse espaço virtual. Por enquanto, elas preferem comemorar os resultados dos primeiros passos dessa caminhada,
Marcadores:
abuso,
Assédio sexual,
estudantes,
PROFESSORES
terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
Facebook cria central de prevenção ao bullying no Brasil
O Facebook aproveitou a volta às aulas para lançar a versão brasileira de sua central de prevenção ao bullying nesta terça-feira (16). Em parceira com Unicef e Safernet Brasil, a iniciativa é voltada a estudantes, pais e professores e vai ao ar pouco mais de uma semana após entrar em vigor a lei que obriga escolas e clubes a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying.
O Facebook é a maior rede social do mundo, com 1,59 bilhão de usuários, e possui outros serviços populares como os aplicativos Instragram, de fotos, e WhatsApp, de mensagens. O Brasil possui uma das maiores populações no site, sobretudo jovens. "Se a gente não tornar a rede mais segura, sabemos que nossos usuários não estarão nela", afirmou Bruno Magrani, diretor de políticas públicas da empresa.
Criada em 2013 nos Estados Unidos com a ajuda da Universidade de Yale, a central é um hub de informações para identificar adolescentes em situações de assédio ostensivo e quais atitudes tomar em relações a isso. As abordagens são específicas para cada grupo, ou seja, alunos recebem orientações diferentes das dadas a docentes e pais. Já presente em 52 países, dos quais o último a receber foi o México, a central foi adaptada para o contexto brasileiro com a ajuda da Unicef, braço da ONU para crianças e adolescentes, e da Safernet, ONG de segurança digital.
Confira a matéria:
Marcadores:
aplicativos,
bullying,
central,
Facebook
Qual sua opinião sobre o aborto?
De tempos em tempos, reacendem no Brasil as discussões sobre o aborto. Com a ameaça do Zika e sua relação com a microcefalia, o debate volta a ser rigoroso.
Confira a matéria abaixo:
Anúncio feito pela ONU reacende debate sobre legalização do aborto no Brasil
Marcadores:
aborto,
Microcefalia,
onu,
Zica
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
QUARESMA - CAMINHADA PARA A PÁSCOA.
Com o rito das cinzas – recebidas nesta quarta-feira - nós cristãos iniciamos o tempo sagrado da Quaresma. É um tempo de aproximação do irmão e de viver a experiência, da intimidade com Deus. É tempo de olharmos para dentro de nós e analisarmos como estamos vivendo. É tempo de preparar e mudar o nosso interior, nosso coração, rever nossa vida e mudar o que está errado. O Evangelho da quarta-feira de cinzas nos apresenta os elementos para isso:
1. Oração – Procurar fazer a vontade de Deus. A oração é falsa quando ela procura manipular a Deus e/ ou quando se torna espetáculo público do próprio orante. (“Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens... Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” - Mt. 6, 5 e 6.).
2. Jejum – Optar livremente pela privação de algo. Não é apenas jejum alimentar, vai muito além disso. Possibilita-nos a moderação, refreando nossos instintos. (“Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando... Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa” – Mt. 6, 16–18).
3. Esmola – Ajudar o próximo, discretamente. Para ter validade não pode ser feita com intenção exibicionista, pois é um ato de misericórdia. (“Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa” - Mt. 6, 2.).
- Esse tempo de Quaresma é um tempo muito próprio para que descubramos em nós o que significa: ORAÇÃO, JEJUM E ESMOLA.
Marcadores:
campo maior,
igreja católica,
Padre Duarte,
Semana Santa
ENEM 2016: Racismo é um bom tema para discussões
Que tal começar nossas discussões trazendo o RACISMO como início de conversa?
O tema, além de atualíssimo favorece um questionamento sobre nossas atitudes cotidianas.
Bullyng
O tema, além de atualíssimo favorece um questionamento sobre nossas atitudes cotidianas.
Bullyng
Começa a valer lei de combate ao bullying
A partir desta semana, escolas, clubes e agremiações recreativas em todo o país deverão desenvolver medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying.
A lei que institui o chamado Programa de Combate à Intimidação Sistemática foi sancionada em novembro passado e prevê a realização de campanhas educativas, além de orientação e assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.
Marcadores:
bullying,
educação,
legislação,
Programa de Combate à Intimidação Sistemática
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Candidatos em lista de espera do Sisu começam a ser convocados
As instituições de ensino superior iniciaram nesta quinta-feira (4) a convocação de candidatos em lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino. Assim, é importante que os estudantes acompanhem as convocações na instituição em que tenham manifestado interesse.
Nesta edição, o programa ofereceu 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas.
Puderam manifestar interesse na lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções de curso na chamada regular e aqueles selecionados apenas para a segunda opção de curso. A adesão à lista de espera é permitida apenas para a primeira opção de vaga do candidato.
Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para concorrer às 228.071 vagas do Sisu do primeiro semestre de 2016. Engenharias, pedagogia e administração foram os cursos que lideraram a oferta de vagas. O curso de medicina, mais uma vez, teve a maior concorrência, 52 candidatos por vaga, seguido por psicologia, com 49,4, e por educação física, com 42,4. As mulheres formam a maior parte dos inscritos, 57,1%. Os candidatos de até 22 anos de idade totalizaram 71,8% dos concorrentes às vagas.
Marcadores:
enem,
instituições de ensino superior,
lista de espera,
SiSU 2015
SAAE de Campo Maior implanta Sistema de Automação e Telemetria
O SAAE realizou nessa quarta-feira (03/02) solenidade pelo aniversário dos 57 anos e fez o lançamento da implantação do Sistema de Automação e Telemetria no saneamento – SATS. Marcaram presenças ao evento o diretor do SAAE João Lima, vereador Fernando Miranda, secretários municipais professor Ribinha, César Robério, Carlos Torres, Aloísio Ernesto e Capitão Paz, representantes das Lojas Maçônicas Pádua Araújo, Flávio Marinho, Santinho, Pedro Soares, Augusto Pereira e servidores.
O sistema de Telemetria foi instalado nas 12 unidades operacionais do município que será monitorado através de equipamentos remotos. Segundo o engenheiro da empresa “SAGA Medição” Anderson Veloso, a telemetria passará a contar com o funcionamento via GPRS que vai servir para monitorar todo o processo de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água no município, visando principalmente à economia de energia elétrica, de produtos químicos e diminuição de desperdícios.
“Com esse sistema veremos em tempo real o volume de água captada, a vazão das bombas, acionar ligando e desligando as bombas, fornecer indicadores de água produzida, produto químico utilizado, veremos uma vazão mais linear, sem esses picos de liga e desliga bomba”, explicou Anderson.
“Agora através do monitoramento e controle em tempo real, vai permitir ao SAAE a redução de custos operacionais, a otimização do consumo de energia elétrica e controle de perdas físicas no sistema”, finalizou o engenheiro.
Para o diretor do SAAE João Lima a implantação da informatização será fundamental para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos pela autarquia à população. Por meio desse sistema, é garantida a velocidade de resposta nos serviços, economia, segurança e principalmente na redução do desperdício de água.
Após essa etapa de implantação dos equipamentos de ponta fixos em todos os reservatórios o sistema de distribuição de água do município irá operar com o sistema operacional Windows e Android, onde serão enviadas mensagens de celular para os operadores.
Fotos:
Ascom/SAAE
Edna Gomes
Marcadores:
Automação,
João Lima,
saae,
saneamento,
Telemetria,
vereador Fernando Miranda
Aprovado pedido para recuperação do asfalto na PI-115
O deputado Aluísio Martins (PT) teve aprovado, pelo plenário da Assembleia do Piauí, requerimento solicitando ao Governo do Estado a recuperação da PI-115 entre Campo Maior e Castelo do Piauí. A estrada havia passado por melhorias (tapa-buracos), mas as fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias pioraram o estado da estrada.
Aluísio Martins disse que a operação tapa-buracos, realizada no início do ano passado, ficou comprometido devido ao volume de chuvas e que agora é preciso que o DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí) faça uma recuperação asfáltica, ou seja, que o serviço seja mais completo. “É necessário fazer até a recapagem da estrada”, disse Aluísio.
O deputado informou que o DER-PI já tem o projeto de recuperação da estrada e por isso está encaminhando requerimento solicitando a execução da obra, que vai melhorar substancialmente as condições de trafego na PI-115, que interliga Campo Maior, Sigefredo Pacheco, Juazeiro do Piauí, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
MEC divulga lista com candidatos pré-selecionados para o Fies 2016; acesse
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (1º) a lista de pré-selecionados no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do primeiro semestre de 2016. O resultado está disponível no site http://fiesselecao.mec.gov.br. Os candidatos não selecionados estão incluídos automaticamente na lista de espera.
Os estudantes pré-selecionados devem concluir a inscrição no SisFies, por meio do endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br, para contratação do financiamento, entre 2 e 6 de fevereiro.
As vagas não ocupadas pelos pré-selecionados serão liberadas aos participantes da lista de espera. Estes candidatos devem acompanhar a eventual pré-seleção na página do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br).
Assinar:
Postagens (Atom)