Levar para a zona Rural os serviços médicos que geralmente só estão disponíveis na cidade é uma o principal objetivo do Programa Saúde no Campo, uma ação da Prefeitura de Campo Maior, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que começou a ser implantado no município, tendo a sua edição na comunidade São Joaquim.
Saúde chega para os menos assistidos |
De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, o programa Saúde no Campo levou aos moradores da comunidade São Joaquim consulta médica e de enfermagem, coleta de material para exames, coleta de Papanicolau, vacinação, dispensação de medicamentos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar.
Segundo o secretário ainda foram feitos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B, pilates para gestantes, higienização corporal infantil, escovação supervisionada, aplicação de flúor, avaliação bucal, moldagem de próteses dentárias, otoscopia/triagem auditiva de escolares, pesquisa de vetores e combate ao Aedes aegypti.
O prefeito Professor Ribinha, que estava acompanhado do vereador Manin Pereira, esteve na comunidade nessa quinta e acompanhou as atividades do Saúde no Campo. O prefeito garantiu que outras comunidades receberão as ações do programa. “Nosso objetivo é atender todo o município, estendendo o atendimento feito pela Estratégia de Saúde da Família”, revela.
VEJA OS NÚMEROS DA 1ª EDIÇÃO DO SAÚDE NO CAMPO (SÃO JOAQUIM)
✔Confecção de próteses dentárias - 20
✔Teste rápido para sífilis - 34
✔Teste rápido para hepatite B - 34
✔Coleta de Papanicolau - 13
✔Consulta médica em clínica geral - 57
✔Higienização corporal - 28
✔Escovação supervisionada - 38
✔Aplicação de flúor - 38
✔Controle de vetores - 10
✔Combate ao tabagismo - 5
✔Pilates com gestantes - 4
✔Verificação de sinais vitais - 38
✔Dosagem de glicemia capilar - 25
✔Doses de vacinaa aplicadas - 170 (todos os tipos de vacina, com exceção da BCG)
✔Coleta de exames laboratoriais - 19 pacientes coletados (seguintes exames: hemograma, glicemia, colesterol e triglicerideos - totalizando 76 procedimentos realizados)
Fonte: CCOM/PMCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário