quinta-feira, 8 de agosto de 2013


Aniversário de Campo Maior - Piauí
(251 anos de vida). 08.08.1762

Helano Moreira Lopes.

Campo Maior!..
Hoje é teu aniversário,
São 251 anos de vida
E lá!... no berçário dos verdes
Carnaubais - eis que eu vejo,
A borboleta campestre...
Religiosa ajoelhada e de rosário
Na mão... na palma verdejante
Da palha de carnaúba aberta em leque,
Reza por ti... a juriti devota
De Santo Antonio, a rolinha
Fogo pagou... fiel a São Francisco,
É o coral afinado na Ave Maria.

Lá!... no Surubim o vento moleque
Canta o amor por ti... declama
Da Barragem, a bela poesia...
Feita na laje molhada de água e sabão,
Onde bateu a roupa, a lavadeira chamada
Maria - que alegria!... que festa ... que emoção!...

Campo Maior!...
Hoje é teu aniversário,
São 251 anos de vida,
Os ventos do porvir... hão de soprar
Para o cais do açude as caravelas... os navios
Da prosperidade... o sol ardente, abrasador
Da América do Novo Mundo há de queimar
Os pavios das velas da esperança, da paz, do amor
E do progresso - e o povo há de saborear
O bolo recheado com o maná de Israel.

Campo Maior - Piauí, 08.08.2013; 09;53
Parabéns!!... minha pátria amada, minha nação querida,
meu país adorado... meu chão idolatrado, minha cidadezinha
que eu defendo todos os santos dias, social, cultural e historicamente
com o maior prazer do mundo....Deus me fez teu escrevente, teu cavaleiro
leal... e ante o cruzeiro do sul me consagrou teu defendor até minha morte física... Je t'aime Campo Maior. I love you... Yo te amo

Nenhum comentário: