segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bastidores do Enem: saiba o que é a falsa contextualização

Interessante, a matéria publicada pelo Universia, para os estudantes que irão fazer o ENEM 2013. "Entenda o que é a falsa contextualização e por que isso é um erro por parte do elaborador de questões" 


Um problema que os estudantes podem encontrar pelo caminho do Enem e dos vestibulares é o da falsa contextualização. A Universia Brasil conversou com o estatísticoTadeu da Ponte, da Primeira Escolha , para entender o que significa esse conceito e por que ele é erro do elaborador. Confira e prepare-se para o Enem 2013, cujas provas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
Afinal, o que é a falsa contextualização? Segundo o estatístico, "as falsas contextualizações são perguntas que seguem o modelo do vestibular antigo, mas com um texto antes". Ou seja, a pergunta poderia ser respondida sem a leitura do texto, já que ele não é essencial para a análise das alternativas.
No caso da falsa contextualização, diz-se que os textos, imagens, tirinhas e charges presentes no enunciado são apenas uma ilustração da questão e não o contexto em si. Nesse caso, o propósito da questão é avaliar o conteúdo, e não uma habilidade específica, como é o caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Ainda para o estatístico, a falsa contextualização é falha de elaborador. “Você vai encontrar mais questões com problemas de contextualização desnecessária nos vestibulares do que no Enem”, concluiu. Isso acontece porque o Enem realiza o pré-teste das questões que serão utilizadas no exame validando aquelas com um bom poder avaliativo. Por isso, é importante ler minuciosamente os enunciados para facilitar a resolução das situações-problemas propostas na prova.

Nenhum comentário: