quarta-feira, 16 de julho de 2014

INSS vai pagar parcela do 13º salário a aposentados em agosto

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) começará a pagar em agosto a primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. A informação é do secretário de políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, ao adiantar que o Ministério da Previdência Social aguarda apenas a definição o decreto da Casa Civil para oficializar a antecipação do pagamento. 
Os depósitos deverão começar no dia 25 de  agosto para os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo, de R$ 724 neste ano. "Estamos Esperando a definição do decreto. A expectativa é que seja feito", disse Brunca.
O calendário para que ganha mais do que um salário mínimo começa em 1º de setembro e termina no dia 5. As datas variam de acordo com o número final do cartão de benefícios do segurado. O benefício depositado a partir de 25 de agosto corresponde a 50% do valor. O desconto do Imposto de Renda (IR), para quem tiver, só será feito no pagamento da outra parcela do abono de Natal, que sai em dezembro.

Nem todos têm esse desconto, no entanto. Os aposentados com mais de 65 anos têm uma isenção a mais e pagam menos IR. Segurados que começaram a receber uma pensão ou aposentadoria neste ano também terão o 13º, porém o cálculo é proporcional e depende de quantos meses o segurado recebeu o benefício do INSS neste ano.

A segunda parcela chega com o desconto referente ao Imposto de Renda, que é calculada sobre o valor total devido ao segurado. Ela será paga entre o final de novembro e o início de dezembro deste ano.

Fonte e crédito da matéria:
Cidadeverde.com
 

Nenhum comentário: