terça-feira, 12 de abril de 2016

Regina Sousa: críticas à presidente Dilma mostram preconceito contra as mulheres

A senadora Regina Sousa (PT-PI) discursou nesta segunda-feira (11/4), no Plenário do Senado, sobre a misoginia, a intimidação e o machismo que os favoráveis ao golpe têm imposto às mulheres que estão na política, principalmente à presidenta Dilma Roussef.

“Ainda existe muito  machismo presente no nosso cotidiano. Eu quero falar de como a imprensa tem tratado a Presidenta Dilma. Precisamos, como mulheres, prestar atenção a isso, porque não é só ela. Já faz tempo que nós mulheres com mandato enfrentamos diuturnamente a chamada misoginia, que é o ódio às mulheres, é mostrar as mulheres como incapazes. Ela aparece em apartes, em conversas, em brincadeiras. A grande maioria masculina se utiliza disso e, às vezes, mulheres também”, disse Regina Sousa.

Para a senadora, os ataques machistas e misóginos feitos pela revista IstoÉ, contra a presidente Dilma, são criminosos. “O que a IstoÉ fez com a Presidenta na semana passada, na sua edição passada, é crime, mas houve a intenção de passar a mulher – não a Presidenta Dilma, mas a mulher – como desequilibrada, como nervosa, como destemperada”.

Regina Sousa lembrou que jornalistas, coletivos e grupos feministas imediatamente saíram em defesa da Presidenta, criticando a revista por reforçar esteriótipos machistas nos quais as mulheres são descontroladas emocionalmente e, por isso, inadequadas ao exercício do poder. Segundo a senadora piauiense, temos de ter orgulho de ter uma presidente mulher, “de termos chegado à Presidência da República. E precisamos ficar atentos”.

“É o que eu falei: mulher tem TPM, sim; tem menopausa, sim, mas é inerente à nossa situação. Não é por isso que temos de ser desrespeitadas, consideradas incapazes. Eu acho que precisamos, junto com todo esse debate do impeachment/golpe, estar debatendo também esse assunto, porque ele está subjacente. Passou qualquer coisa de sim ou de não, essas coisas vão valer, porque já estão introjetadas nos corações e mentes das pessoas que leem essa revista, que veem essas reportagens do mau jornalismo”, concluiu a senadora.

Nenhum comentário: