quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Escola de Samba levará a história de Zé Pilintra para a avenida


    O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Vila da Barra tem como personagem central do enredo para o desfile deste ano o pernambucano José Pereira dos Anjos, conhecido na umbanda como Zé Pilintra, entidade de luz cujo trabalho é desenvolvido na linha dos malandros. A agremiação do bairro Compensa, zona Oeste da cidade, é a terceira a desfilar no Sambódromo, situado na avenida Pedro Teixeira, a partir das 22h40 do dia 3 de fevereiro.
    Com o enredo “Quem não nasce para servir, não serve para viver. Salve! Salve! Sêo Dotô, Bravo Sinhô! O rei da malandragem, seu Zé Pilintra chegou” pretende levar o título de campeã neste ano. Zé Pilintra é considerado uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros pela proteção ao povo que vive em condição de rua nas noites e madrugadas.

    Quem é Zé Pilintra?

    Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, negro, imigrante e pobre.

    Só que hoje, como guia espiritual, Zé Pilintra é uma entidade muito adorada e respeitada pelas pessoas, principalmente pelos umbandistas, porque ele traz todo aquele trejeito característico da malandragem. Ele tem um jeito boêmio, gosta da vida noturna, gosta de bebidas, de mulheres, de jogo. Só que, ao mesmo tempo, o seu Zé se manifesta com bondade, com alegria, com humildade. E, da mesma maneira que o seu Zé Pilintra foi discriminado em vida, ele também sofre ainda discriminação como espírito por se apresentar com esse jeito malandro.

   Zé pelintra é um espírito muito iluminado, tanto que também se manifesta nos centros espíritas kardecistas, mesmo sua grande maioria dizendo o contrário, porém ele não vem com aquelas características de malandro com que ele se apresenta na umbanda e sim como um mentor. Muitas vezes ele se apresenta como sendo um doutor fulano de tal, porque dessa maneira os kardecistas aceitam melhor as mensagens que o Zé Pilintra tem para transmitir.

    Leia a matéria na íntegra no Portal A Crítica de Manaus.

Nenhum comentário: