segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Vamos falar em preconceito religioso?



Você é daquelas pessoas que fala o que vem à boca, sem se preocupar com o que está dizendo? E o que faz quando sua fala é puro preconceito? Pede desculpas ou simplesmente apaga o post?

Somos bombardeados diariamente por várias formas de preconceito e o preconceito religioso é o mais agressivo de todos eles. Não somos educados a encarar as religiões como algo normal na vida de qualquer ser humano. Sempre cremos que somente a nossa é a correta, sem desvios e as demais são invencionices do demônio.

E quando são religiões de matriz africana, qual a nossa posição com o preconceito religioso, a intolerância ao que não conheço?

Deixo aqui algumas matérias que vão ajudar você a ter um comportamento decente quando se deparar com questões de intolerância religiosa, de racismo religioso...


Revista Carta Capital - traz matéria bem interessante sobre as origens da intolerância religiosa.

A história da intolerância religiosa no Brasil se confunde com a própria fundação do país. Embora fossem flagrantes os interesses imperiais de dominar e explorar o Novo Mundo, no discurso as motivações eram das mais nobres. Para os portugueses, as navegações se tratavam de uma missão salvadora, que cumpria a tarefa suprema do homem branco, assim destinada por Deus: juntar todos os homens numa só cristandade.

TvBrasil - combater o racismo é combater a intolerância religiosa

Neste domingo (21) é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data tem o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se combater o racismo religioso – que ocorre principalmente contra as religiões de matriz africana. 





Nenhum comentário: