Postagem em destaque

Entre gestos e interesses: a reconciliação que divide opiniões

Joãozinho Félix X Conceição Lima: Quando o perdão é mais político do que humano      Durante as eleições de 2020, a professora e vereadora C...

domingo, 27 de julho de 2025

Fé, Cultura e Axé marcam o II Encontro das Deusas das Águas em Teresina



    Grupos de matriz africana vindos de todas as regiões do Piauí e também de estados vizinhos, como Maranhão e Ceará, reuniram-se no último sábado, 26 de julho, para celebrar o II Encontro das Deusas das Águas. O evento, realizado na zona Norte de Teresina, teve como objetivos promover a diversidade religiosa, fortalecer o empreendedorismo criativo e valorizar os atrativos culturais e turísticos da região.
    A programação teve início no Encontro dos Rios, ponto simbólico da cidade, com rituais de purificação que incluíram banhos de ervas, defumação e práticas de limpeza espiritual. Ao lado da estátua do Cabeça de Cuia, representantes dos terreiros realizaram um padê dedicado a Exu, orixá guardião dos caminhos, como pedido de proteção e abertura de caminhos para o cortejo.
    Em seguida, uma vibrante caminhada seguiu em direção ao Parque Vila Poti, também conhecido como Polo Cerâmico. Durante o trajeto, mães e pais de santo entoaram cânticos tradicionais em homenagem aos Orixás, Entidades e Encantados cultuados nas diversas religiões afro-brasileiras, como Umbanda, Candomblé, Jurema, Terecô, Tambor de Mina e Quimbanda.
    No Monumento das Deusas das Águas, ponto culminante do evento, os participantes prestaram homenagens a Iemanjá e Oxum, orixás que simbolizam, respectivamente, as águas salgadas e doces. O momento foi marcado por orações, saudações e agradecimentos.
    A celebração também contou com tendas temáticas, barracas de produtos religiosos, apresentações de grupos de tambozeiros, falas de lideranças religiosas e um show de encerramento, fortalecendo os laços de fé, resistência e identidade cultural.

Fonte: Portal das Luzes


Nenhum comentário: