Dois candidatos, mesmo número de acertos, mas notas finais
diferentes. Parece improvável, mas a combinação é possível no Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem). Em vez de considerar apenas a
quantidade de questões respondidas corretamente pelo candidato, a
metodologia adotada para a correção da prova, conhecida como Teoria da
Resposta ao Item (TRI), avalia parâmetros como o grau de dificuldade da
questão, a capacidade do item em distinguir o nível de proficiência do
aluno e a probabilidade de acerto ao acaso (o famoso chute). Assim, um
estudante que acerte 30 das 45 questões pode ter melhor desempenho do
que outro com o mesmo número de acertos, mas que tenha chutado mais
respostas, por exemplo.
O sistema valoriza o quanto o estudante sabe ou não dos conteúdos
cobrados na prova, podendo desconsiderar uma questão caso seja detectado
um acerto casual. Desenvolvido na década de 50, o método é um dos mais
precisos entre as medidas de pontuação, na visão do coordenador de
pesquisas do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Tufi Machado Soares. "O
modelo vai analisar o padrão de resposta do aluno, pontuando as opções
que ele acerta e penalizando o que ele erra", observa Soares.
Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a TRI pressupõe
que, em geral, os candidatos tendem a acertar os itens de nível de
dificuldade inferior e errar aqueles com nível de dificuldade superior a
seu conhecimento. Ou seja, o sistema é capaz de delimitar o quanto o
aluno sabe sobre determinada área e, com isso, pré-determinar as
questões que, se espera, ele vai acertar. Esse padrão de resposta é
levado em conta na hora de calcular seu desempenho nas quatro áreas
avaliadas pelo exame - exceto a redação, cujo método para determinar a
nota ainda é o antigo.
Caso o aluno acerte uma questão mais difícil e que esteja fora de seu
padrão de conhecimento - traçado pela análise dos erros e acertos de
toda a prova -, o sistema pode supor que foi ao acaso e desconsiderar a
pergunta na hora de calcular a média final. Assim, um aluno que tenha
respondido corretamente 25 das 45 questões por conhecimento, por
exemplo, provavelmente terá uma média superior à do estudante que
acertar a mesma quantidade, porém por chute.
Soares explica que o chute também pode ser desmascarado quando o
candidato acerta questões consideradas difíceis, porém erra boa parte
das perguntas classificadas como fáceis. O sistema entende que não há um
padrão coerente nas respostas e que as chances de esse resultado ter
sido obtido por acaso são grandes. A constatação é levada em conta no
desempenho, que possivelmente será menor do que o nível alcançado por um
aluno que não tenha chutado.
Perguntas são testadas antes da prova
Esse tipo de discriminação é possível porque as perguntas são testadas
antes da prova e, se aprovadas pelo Inep, ganham um peso que varia de
acordo com o desempenho dos alunos nos pré-testes. Quanto mais alunos
acertam uma questão, o sistema supõe que seu grau de dificuldade é baixo
e, assim, lhe atribui um peso menor. Os pré-testes são aplicados pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em escolas
públicas e particulares escolhidas por sorteio - desde que tenham, pelo
menos, duas turmas das séries a serem avaliadas.
A metodologia da TRI, adotada para o Enem em 2009 e cuja unidade
básica é o item, também garante que cadernos de provas do mesmo exame,
mas com diferentes questões, tenham grau de dificuldade equivalente.
Outra possibilidade viável por conta da adoção da TRI é aplicar o teste
em datas diferentes - o que já é feito no caso dos candidatos em
unidades prisionais - e, ainda assim, comparar os resultados da mesma
forma. Isso acontece porque a teoria garante que os exames, ainda que
sejam formulados com itens diferentes, tenham o mesmo grau de
dificuldade e avaliem o desempenho do aluno segundo os mesmos critérios,
em vez de simplesmente contabilizar erros e acertos.
O Enem 2012 acontece nos dias 3 e 4 de novembro. As provas se dividem
em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (03/11) e Linguagens,
Redação e Matemática (04/11). Cada caderno (exceto a redação) possui 45
questões objetivas.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo
governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao
fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado
também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro,
sábado e domingo, em todo o País, a partir das 13h (pelo horário de
Brasília). No primeiro dia, o candidato resolverá as questões de
Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas
Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da
autorização do aplicador para início das provas. No segundo dia, serão
realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30
minutos, igualmente contadas a partir da autorização. O participante só
poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos
últimos 30 minutos. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de
novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Desde o dia 10 de outubro, os cartões de confirmação da inscrição
contendo número de registro, data, hora e local de realização das
provas, indicação de atendimento diferenciado e/ou específico, opção de
língua estrangeira e solicitação de certificação (quando for o caso)
estão sendo remetidos por via postal para o endereço informado pelo
participante. As informações também estarão disponíveis no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os
candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de
Brasília). Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas
e aguardarão até as 19h para iniciarem as provas no primeiro dia.
Fonte: Terra Educação
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