segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UNESCO pede para mudar a abordagem convencional da alfabetização



Cerca de 781 milhões de adultos do mundo não sabem ler nem escrever, e dois terços deles são mulheres, alertou nesta segunda-feira a diretora geral da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -, em uma mensagem pelo Dia Internacional da Alfabetização.

Irina Bokova também considerou inaceitável que existam 250 milhões de crianças que não são capazes de decifrar uma só frase, ainda mais quando a metade desses menores passaram quatro anos na escola.

Bakova pediu que se mude o enfoque convencional dos programas de alfabetização para que abordem competências amplas sobre o consumo e sobre modos de vida mais sustentáveis, tais como a proteção à biodiversidade, a redução da pobreza e dos riscos de desastres.
Além disso, pediu que promovam a participação cidadã.

Este ano, o Dia Internacional se dedica a ressaltar o vínculo entre a alfabetização e o desenvolvimento sustentável, e para lembrar que esta opção pode mudar e salvar a vida. A UNESCO destacou que este é um dos meios mais eficazes para ajudar a reduzir a pobreza, conseguir emprego, ganhar um salário mais vantajoso e melhorar a saúde das mães e de seus filhos.


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