terça-feira, 16 de julho de 2019

Fabiana Lustosa - O que estamos esperando?

Fabiana Lustosa - Foto rede social

Lembrar do empurrão sofrido pelo padre Marcelo Rossi; do desfecho triste da moça que foi abandonada e resolveu casar consigo mesma; de um grupo de alunos do interior que, após ganhar um prêmio (conhecer um Shopping Center) foi barrado na entrada do mesmo (só crianças, gente!); do caso do menininho que teria que cortar o cabelo para que sua matrícula fosse efetuada; da intolerância e desrespeito gratuito nas redes sociais...Tudo isso me fez refletir...

Ao mesmo tempo, busco na memória e na vivência diária atitudes que transbordam meus olhos (por ainda acreditar no bem) e volto a respirar com uma fé tamanha no ser humano. Vivemos numa sociedade cada vez mais egoísta, que transfere toda a atenção somente para o próprio umbigo e esquece que, muitas vezes, alguém precisa de nossa ajuda; das nossas mãos; do nosso abraço; do nosso olhar. Já pensaram nisso?
 
São esses momentos que me trazem inúmeras reflexões: para qual caminho estou levando minha vida? As minhas atitudes refletem o mundo que quero e acredito? A forma de me relacionar com o outro condiz com minhas falas, especialmente quando enfatizo sobre a gentileza, o amor ao próximo, o fazer e ser a diferença?

Confesso que não consigo me conformar com quem não abraça longo, com quem não fala olhando nos olhos; com quem não exercita sua sensibilidade... 
 
Como a gente faz pra dar uma sacudida nessa gente que sorrir de má vontade e aponta o dedo sem conhecer a história do outro? Que desconhece a empatia? Em que momento passamos a camuflar a nossa sensibilidade, o nosso bom senso, a nossa capacidade de estender a nossa bondade a quem precisa?
 
O que se percebe é que vivemos uma apatia sem tamanho. Estamos perdendo a essência e o nosso olhar já parece anestesiado. Foi por isso que o sociólogo Zygmunt Baumam sempre enfatizou (palestras e livros) que "nada foi feito para durar" já que "vivemos em tempos líquidos."

O que podemos fazer pra mudar isso? O que estamos esperando pra mudar tudo isso

Nenhum comentário: