segunda-feira, 18 de março de 2013

AMBIGUIDADE





Ambiguidade. Recurso estilístico (estuda o processo de manipulação das palavras) ou vício de linguagem? O importante é saber quando podemos utilizar uma forma e descartar a outra (forma).
Como recurso estilístico, ela tem a força de sugerir significados diversos para uma determinada palavra, ajudando, assim, na construção de sentidos no intuito comunicativo.  Quando um vício, pode mandar para os ares informações importantes.
Analise determinadas situações de comunicação e veja como não é difícil reconhecer quando ela está ajudando na construção de um texto agradável e interessante.
" (...) os corpos do casal B serão exumados pela segunda vez nesta semana." (Folha de S. Paulo). E então? Como se sair dessa situação? Os corpos serão exumados pela segunda vez desde que foi iniciado o inquérito ou os corpos serão exumados duas vezes numa mesma semana, "nesta semana"? (Unicamp).
 “O diretor-geral informou ao gerente que a reunião seria em sua sala”. Nossa, que confusão? A reunião será na sala de quem? Do diretor ou do gerente? Imagine onde a corda vai quebrar se o gerente ficar esperando na salinha dele – se achando, pois o diretor vai até lá e isso é muito prestígio – e o nosso queridíssimo diretor esperar mais de vinte minutos pelo gerente que está lá no térreo esperando um milagre.
Percebeu? A ambiguidade quando um vício complica o objetivo da mensagem, do texto. Ela deixa a mensagem confusa e com interpretações que se extrapolam. E não tem jeito: lá vai o texto descer pelo ralo. Imagine um texto com a função de defender, dissecar, questionar um determinado assunto, com mais de um conteúdo!
A ambiguidade se dá, às vezes, de forma involuntária ou pela ausência da revisão do texto enquanto se é dono dele.
Veja uma pequena lista do que pode acarretar ambiguidade:
1 - Má colocação do Adjunto Adverbial
2 - Uso Incorreto do Pronome Relativo
3 - Má Colocação de Pronomes, Termos, Orações ou Frases.
Então, sempre que produzir um texto de caráter informativo, discursivo ou motivador, leia-o cuidadosamente para evitar esse tipo de problema. Agora, se o seu objetivo é produzir uma piada, um comentário maldoso ou um gênero textual literário, abuse da ambiguidade.

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