domingo, 14 de abril de 2013

Defesa Civil realiza simulado de prevenção em Campo Maior, no Piauí



Campo Maior (PI) – A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, realizou neste sábado (13) um simulado de Preparação para Desastres Naturais em Campo Maior, Piauí. A atividade mobilizou também as coordenadorias Estadual e Municipal de Defesa Civil, além de líderes comunitários e voluntários. Mais de 50 pessoas participaram da ação.
A Defesa Civil realiza diversos treinamentos em áreas de risco por todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar, preparar e orientar as famílias que vivem em situações de calamidades, destacando possíveis ações que podem minimizar catástrofes.
 
De acordo com Ferreira, técnico da Defesa Civil Nacional, já é possível visualizar resultados. “O primeiro avanço se percebe pela própria mobilização da comunidade, que aderiu às articulações da prefeitura. Isto é muito importante, pois a questão primordial é a conscientização da população”, pontuou.
 
Segundo Ferreira, além destes simulados, a Defesa Civil possui outras ações preventivas. “Nos preocupamos com a segurança das pessoas. São ações que vão desde a preparação e a prevenção dos desastres, até o atendimento e assistência, quando não é possível evitar esses desastres. Temos a preocupação de oferecer assistência e socorro aos moradores o mais rápido possível”, disse.
 
Edilson da Vagem
Coordenador da Defesa Civil Campo Maior
A ação consistiu em uma simulação de ocorrência, semelhante à realidade. Durante a simulação, foram emitidos alertas para que a comunidade identificasse a situação de risco. Foram dois tipos de simulações: uma de alagamento, com a retirada das pessoas; e outra de acidentes de moto, situação comum em tumultos de ação de retirada das famílias das áreas de risco para áreas seguras.
 
Ferreira destaca como ocorre o monitoramento das famílias. “Nós capacitamos as Defesas Civil Estadual e Municipal para que possam fazer a identificação de locais de risco, o monitoramento e um controle através do cadastramento das famílias para saber, em casos de ocorrência de algum acidente ou desastre natural, quais serão as melhores medidas para serem executadas através do plano de contingência”.
  
Ele explica ainda que os moradores precisam ter consciência e entender a importância de sair das regiões onde o perigo é emergente. “A mobilização da Defesa Civil Municipal é muito importante. As famílias têm que conhecer os riscos, ter a percepção de que os locais que elas estão residindo são lugares vulneráveis e que as suas vidas e seu patrimônio estão sob risco. A partir do momento que as pessoas têm consciência disso, com certeza elas vão contribuir para que as ações sejam as mais efetivas possíveis”, afirmou.
 
O líder comunitário Francisco Alexandre participou da atividade e auxilia os órgãos na mobilização da população. “Esta atividade é importante para as pessoas terem um exemplo de como é na realidade”.












Fonte: Ministério da Integração Nacional
Fotos: Professor Jorge Câmara

Nenhum comentário: