segunda-feira, 1 de abril de 2013

GOVERNO FEDERAL ACELERA PROGRAMA DE CONSTRUÇÃO DE CRECHES




 Presidenta Dilma Roussef, anunciou hoje (1º de abril)pela manhã no Programa Café com a Presidenta, que o programa de construção de creches do Governo Federal, será acelerado para que até o final de seu governo mais de 3 mil município possam ser contemplados.

Na campanha passada Dilma prometeu construir 6.427 creches, mas devido à burocracia e a incapacidade técnica de muitos municípios, apenas 687 puderam ser construídas. Em vista disso o MEC elaborou um novo projeto, com material pré-moldado, funcionará com Ata de Registro de Preços, ou seja, empresas que atenderem às exigências de material e que terão as peças exatas necessárias ficarão credenciadas e poderão ser acionadas pelos municípios. A previsão é que a fase de levantamento dos fornecedores, iniciada em março, leve três meses.

Campo Maior está na lista dos municípios que deverão ser beneficiados. No entanto, em virtude do município não ter seu patrimônio imobiliário devidamente regularizado, até o momento as obras não puderam ser iniciadas.

O Brasil atende apenas 20% da população de zero a três anos nas creches. A legislação atual só obriga o governo a ter vagas para pessoas de 6 a 14 anos, mas, a partir de 2016, a exigência será ampliada para de 4 a 17 anos. 

Em relação às creches, o Plano Nacional da Educação, ainda em discussão e que estabelece metas até 2020, fala em atender 50% da população da faixa etária. Cidades onde este índice já é alcançado, como São Paulo, ainda mantêm fila de espera, evidenciando que a demanda é ainda maior.

Nenhum comentário: