sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ministro da Educação quer exame do Enem online



O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou hoje que pretende incluir na agenda de seu ministério a discussão a respeito da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de computador, em ambientes de apoio presencial espalhados pelo país, com máquinas devidamente controladas em terminais pensados especialmente para a aplicação do exame. Com isso, o exame poderia acontecer duas vezes por ano, com custos e logística menores.

"O Enem tem que contratar gráfica ultra especializada com quinhentas câmeras. Tem depois que contratar logística de segurança e distribuição. Depois aplicar tudo no mesmo dia, ter todos os cuidados com vazamento. Eu penso que é muito razoável evoluirmos para um sistema remoto", disse o ministro. "Podemos ter diversos locais pelos país com computadores e salas seguras", afirmou ele sobre a aplicação das provas num eventual sistema de exame a distância. A aplicação seria feita mediante uma seleção aleatória de um banco de dados de 70 mil questões, que poderia ser tornado público. "Existe um esforço violento para fazer com que 7 milhões de pessoas sentem para fazer uma prova e isso, naturalmente, gera uma série de complicações", disse Cid Gomes, que pretende debater a proposta com técnicos, acadêmicos e a sociedade em geral, antes de apresentá-la para análise da presidenta Dilma Rousseff.

A proposta não é exatamente uma novidade e é bem aceita por grande parte do meio acadêmico.

A Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação de diversos concursos e vestibulares, por exemplo, já elaborou um projeto para testes realizados por meio de computador e provas totalmente informatizadas. A Cesgranrio baseou-se no método desenvolvido na Faculdade de Psicometria da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

O Enem é usado como forma de ingresso em instituições públicas e de obter bolsas de estudo em instituições particulares e financiamento estudantil, além de ser critério para o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras e ser usado para certificar o ensino médio. 

Em 2014, mais de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem em mais de 1,7 mil cidades.
(Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário: