quarta-feira, 22 de abril de 2015

Campo maior realizará sua Conferência Intermunicipal de Educação nos dias 26 e 27 de abril

O Fórum Estadual de Educação realiza no fim deste mês e início de maio três conferências intermunicipais para elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE). O Plano trará as diretrizes da educação para a próxima década, sendo integrado aos municipais e ao Plano Nacional de Educação. 

As conferências intermunicipais acontecem nas sedes das gerências regionais de educação. Nos dias 27 e 28 de abril as regionais de Teresina, Regeneração, Campo Maior, Uruçuí, Picos, Valença do Piauí realizam suas conferências. Nos dias 04 e 05 de maio Piripiri, Floriano, Bom Jesus, Fronteiras, São João do Piauí e Barras realizam as suas. Nos dias 07 e 08 de maio é a vez de Parnaíba, Corrente, Paulistana, Oeiras, São Raimundo Nonato e Grande Teresina (Teresina).
Segundo o coordenador do Fórum, Ribamar Torres, os planos de educação são documentos que estabelecem metas para a garantia do direito à educação de qualidade em um município, estado ou país, no período de dez anos. “O Plano Estadual de Educação abordará o conjunto do atendimento educacional existente em um território, em diferentes níveis e modalidades da educação. Trata-se, pois, do principal instrumento da política pública educacional”, relata.
As conferências intermunicipais e a Conferência Estadual, que deve acontecer até a data limite de 26 de junho de 2015, têm o objetivo de analisar e avaliar a versão preliminar do PEE, indicando responsabilidades, co-responsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e sistema de ensino.
São convidados a participar do evento as secretarias municipais e a Secretaria de Estado da Educação e Cultua (Seduc), conselhos municipais e estadual de educação, fóruns municipais de educação, comissões organizadoras dos planos municipais, universidades, gestores, pais, profissionais da educação e alunos, sindicatos da educação, instituições religiosas e movimentos sociais.

Nenhum comentário: