terça-feira, 21 de abril de 2015

Interpretação textual não mata ninguém

Olá!

Hoje vamos falar um pouco do “bicho-papão”  (nossa, que termos antigo) para muitos estudantes: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
É comum ouvirmos a estudantada reclamar do “tamanho” dos textos e dos muitos textos das provas do ENEM. Verdade! São muitos e deles enormes. Mais anão é motivo para desânimo, afinal, a leitura é algo que fazemos em todos os momentos de nossas vidas.
Vamos lá, então. Aqui estão algumas dicas importantíssimas quando o assunto é leitura e interpretação (considero que um termo não pode ser dissociado do outro).
Olha, aí:

I – ERROS INTERPRETATIVOS
  • Extrapolação: entender mais do que o texto.
Ex: * Os brasileiro Carlos e José são malandros.
* (Interpretação) Os brasileiros são malandros.
  • Redução: ateve-se a uma parte em detrimento de outra também importante.
Ex: * O estudo dá prazer, por isso deve ser cultivado.
* (.Int.) Quando estuda bem, o estudo dá prazer.
  • Contradição ou inversão: entender contrário ao texto.
Ex: * O homem, racional, quando sob o domínio do ódio, pode agir como animal selvagem.
* (.Int.) O homem é racional, porque pode agir como animal selvagem.
II – TIPOS DE LEITURA
  • Informativa: buscar a ideia central, as idéias secundárias e sublinhas as palavras desconhecidas. (evita o erro da contradição).
  • Seletiva: buscar no contexto o significado das palavras desconhecidas. (evita o erro da contradição).
  1. “A lascívia pode comprometer o comportamento de certas pessoas, pois a libidinagem (ideia secundária 1) não controlada envolverá o homem ou a mulher em atos lúbricos (ideia secundária 2) que podem tornar-se públicos”.
III – TIPOS DE TEXTOS
  • Literário: poesia, prosa.
  • Não-literário (utilitário): jornalístico, científico.
IV – TIPOS DE LINGUAGEM
  • Denotativa: real, dicionarizada, restrita.
  • Conotativa: ampla, metafórica, figurada, risca em sentidos.
  1. Pode haver os dois tipos de linguagens, devendo ser observada qual será a predominante.
  1. “A saudade é como um barco que aos poucos descreve um arco e evita atracar no cais” – Chico Buarque. è Linguagem conotativa.
V – FUNÇÕES DA LINGUAGEM
  • Emotiva ou expressiva: centrada na 1ª (primeira) pessoa.
  • Referencial, informativa ou cognitiva: centrada no referente (na mensagem).
  • Conativa ou apelativa: aquela que visa persuadir o leitor. (normalmente usada na forma imperativa) “Beba Coca Cola”.
  • Fática: centrada no canal; na abertura, na manutenção ou na finalização de um diálogo. (dificilmente há um texto com predominância fática, podendo haver vários elementos fáticos).
  • Metalinguística: centrada no código verbal. (aquele texto que fala sobre a própria linguagem).
  • Poética ou estética: centrada na forma de produção da mensagem. (Poemas).
  1. Significante: é o sentido que a forma ou estrutura da palavra traz.
  2. Significado: é o sentido propriamente dito.
VI – INTELECÇÃO
  1. O candidato deverá ater-se ao texto.
Enunciados:
  1. De acordo com o texto...
  2. Segundo o texto...
  3. A partir das ideias do texto...
  4. Com base no texto...
VII – INTERPRETAÇÃO
  1. O candidato poderá concluir algo a partir do texto, mas não pode esquecer a lógica textual.
Enunciados:
  1. Infere-se do texto...
  2. Deduz-se do texto...
  3. Conclui-se do texto...
  4. Depreende-se do texto...
è FÓRMULA PARA SABER SE É INTELECÇÃO OU INTERPRETAÇÃO ç
  • Fato (texto) + provas textuais = INTELECÇÃO
  • Fato (texto) + indícios + inferência = INTERPRETAÇÃO

è Toda vez que você ler um texto, verificar se é um texto literário ou não, qual a função da linguagem predominante e qual o tipo de linguagem usada. Pois assim será possível responder uma série de prováveis perguntas

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