sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DICAS ENEM 2016: Quer fazer a diferença?

Resultado de imagem para fotos alunos estudando para o enem

Ótima dica para quem tem pressa em revisar conteúdos mais que importantes. Matéria fresquinha da Abril Editora que pode fazer a diferença.


As matérias que desempatam o Enem

Filosofia, artes e educação física podem aumentar a nota final e fazer toda a diferença


Na competição entre os candidatos do Enem que vão bem em português e matemática, o fiel da balança pode acabar sendo os resultados em educação física, artes, sociologia e filosofia, matérias que aparecem nas provas de ciências humanas e de linguagens. São questões que envolvem conhecimentos específicos, mas principalmente interpretação e bom senso. “Estas matérias não têm o mesmo peso de matemática e português, mas podem fazer toda a diferença na nota final”, explica a professora de filosofia e sociologia Catarina Prates, do Rio de Janeiro.
Como o Enem aposta na interdisciplinaridade e na conexão com temas do cotidiano, as perguntas que envolvem conceitos filosóficos, sociológicos e artísticos podem aparecer em questões que fazem referência a polêmicas nas redes sociais. Nos últimos três exames, assuntos como desigualdade social e racismo foram cobrados a partir da interpretação de memes e posts no Facebook.
Nestas matérias, não basta estudar as apostilas. É preciso ler jornais, estar bem informado, prestar atenção nas aulas e entender a conexão entre os temas e conceitos. “Uma questão de sociologia pode aparecer na prova de geografia e uma de educação física na de matemática. Já aconteceu várias vezes”, alerta Catarina.

Nenhum comentário: