quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Processo seletivo para Secretário Municipal de Educação

Pois é, estranho para para nós, não é mesmo?

Estamos tão acostumados a ter pessoas indicadas sempre pelo critério político, que cremos não ser possível um prefeito fazer um Seletivo aberto a qualquer pessoa para dirigir a educação de um município.

Fazendo história, o prefeito eleito de Londrina, importante cidade paranaense, Marcelo Belinati abriu processo seletivo para essa inovação.

A partir de hoje (26) qualquer pessoa pode se inscrever para tentar ser o novo secretário municipal de Educação de Londrina a partir de 1o de janeiro de 2017. Esta é a primeira vez que o comando de uma pasta da administração pública será escolhido por um processo seletivo, diferentemente do que ocorre em todo o país, quando geralmente os cargos são ocupados por indicações políticas.
As inscrições para concorrer à vaga podem ser feitas até 15 de novembro e os candidatos serão analisados em diversas etapas para que até dezembro seja entregue ao prefeito eleito da cidade uma lista curta de onde será definido o novo secretário.
O processo, que está nas mãos da organização não governamental Instituto Vetor Brasil (http://www.vetorbrasil.com/), especializada em recrutamento e treinamento de profissionais na gestão pública, inclui, na primeira fase, uma análise de currículo. Diretora do instituto, Joice Toyota explicou, durante o lançamento do edital hoje na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que ainda serão avaliados outros critérios como motivação e o conhecimento que o candidato tem da situação da rede municipal de educação.
E olha só que coisa fantástica! “Esse processo é inovador porque abre um leque de oportunidades para educadores de Londrina. Temos 29 instituições de ensino superior. Um dos diferenciais para a escolha será o conhecimento da nossa rede pública, nossos desafios e realidade. Isto oportuniza para quem é um grande talento e nunca teve oportunidade de sequer participar, nunca nem foi ouvido”, avaliou Belinati.

Nenhum comentário: