sexta-feira, 1 de março de 2019

Cajuína -patrimônio imaterial

Achei bem legal a matéria da BBC Brasil trazer um tema que bem conhecemos: a nossa "cristalina" cajuína. Ao lado do acarajé baiano, o processo de preparo desses dois importantes sabores culturais são tratados com o devido respeito e a competente pesquisa.

A matéria retrata que "a cajuína é bebida popular que confere identidade às comunidades locais". Importante visão do jornalista paulista Luís Modelli. Ele acrescenta, ainda,na vasta matéria que "resultado de séculos de utilização, em que o caju foi usado de maneira diversa em toda na região - desde os povos indígenas até hoje -, a cajuína envolve um conhecimento popular tão específico e complexo que chega a ser difícil classificá-la para quem nunca experimentou: não se trata de uma bebida alcoólica, nem de um refrigerante e muito menos de um simples suco de caju".

Às vezes, estamos tão próximos a essas fontes de produção e não a conhecemos e muito menos a valorizamos. Causa, sim, tristeza, quando não valorizamos o que nos pertence, que é elemento cultural de valor significativo.

Confira na íntegra a matéria. Vale a pena conhecer o que falam da gente por aí afora.



Nenhum comentário: