Para o bem ou para o mal, ele faz a diferença. Um bom profissional aumenta o desempenho dos alunos; com o mau, se dá o contrário
João Batista Araujo e Oliveira
Alunos na lousa, na sala de aula
(Getty Images/BananaStock RF)
Ensino de qualidade
Este artigo faz parte de uma série publicada quinzenalmente em VEJA.com sobre os desafios do ensino fundamental no Brasil — e as estratégias para superá-los.Os textos são de autoria do Instituto Alfa Beto, que promove o Prêmio Prefeito Nota 10, iniciativa que vai identificar e recompensar o município brasileiro que mantém a melhor rede de ensino. A premiação será realizada no segundo semestre.
Prefeitos fazem diferença. Há prefeitos dinâmicos e prefeitos
passivos. Há prefeitos empreendedores e prefeitos reativos. Há prefeitos
que fazem um primeiro mandato excelente, mas se acomodam no segundo. Em
qualquer organização humana, qualquer que seja o grau de padronização,
pessoas fazem diferença. Não poderia ser diferentes nas escolas.
Diretores fazem diferença. Para melhor ou para pior. Bons diretores
conseguem aumentar rapidamente o desempenho dos alunos. Maus diretores
conseguem piorar o desempenho rapidamente.
Mas o que são bons diretores? Como eles agem?
As características de um bom diretor não são bem conhecidas, mas são
muito semelhantes às características dos bons executivos: liderança,
capacidade de juntar as pessoas para atingir resultados e capacidade de
usar os recursos da administração para facilitar a vida das pessoas.
Diretores agem indiretamente. Eles criam um clima de respeito, ordem e
disciplina dentro da escola. Eles cuidam que a infra-estrutura esteja à
disposição do trabalho acadêmico. E eles concentram sua energia junto
aos professores, para que esses ensinem o que precisa ser ensinado de
forma adequada. Como a função da escola é ensinar, quando o diretor foca
o trabalho da escola no ensino, os resultados tendem a aparecer mais
rapidamente. E quando ele não faz isso, ou faz isso mal, os resultados
logo pioram.
Diretores bons conseguem melhorar os resultados quando ficam mais
tempo na escola. Alguns estudos indicam que até 6 ou 8 anos é um prazo
adequado para o diretor permanecer na mesma escola e conseguir
melhorá-la. Na prática, a maioria dos diretores permanece entre 3 e 5
anos nas escolas – o que não permite que essas atinjam o seu melhor
desempenho.
Bons diretores procuram boas escolas: bons sistemas de ensino evitam
isso, colocando os bons diretores nas escolas que mais precisam deles.
Bons sistemas de ensino também evitam que maus diretores permaneçam nas
escolas. Nem todo diretor dá certo sempre: há pessoas certas e estilos
gerenciais adequados para diferentes momentos da vida de uma escola. O
homem certo no lugar certo na hora certa.
João Batista Araujo e Oliveira é presidente do Instituto Alfa Beto
Crédito da matéria e da foto: veja on-line
Crédito da matéria e da foto: veja on-line
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