SÃO
PAULO - A Red Bull concordou nesta quinta-feira (09) em pagar mais de
US$ 13 milhões para por fim a uma ação coletiva dos Estados Unidos que
alega propaganda enganosa de sua bebida energética. Milhares de pessoas
entraram com ação após consumir o produto e constatar que o Red Bull não
“dá asas”, como o slogan afirma.
Agora a empresa terá de reembolsar em US$ 10 ou dar duas bebidas para
cada consumidor que adquiriu o produto nos últimos dez anos e entrou
com ação contra a Red Bull.
O representante da ação coletiva, Benjamin Careathers, disse que a
empresa engana seus consumidores sobre a superioridade de seus produtos
com o slogan “Red Bull te dá asas”. “Esse tipo de conduta e práticas
enganosas significa que a publicidade e o marketing [da Red Bull] não é
apenas ‘exagero’, mas em vez disso é enganosa e fraudulenta e, portanto,
acionável”, diz a ação.
Ao site BevNet, a empresa afirmou que decidiu fazer o reembolso para
evitar custos de litígios. “No entanto, a RedBull reitera que a
comercialização e rotulagem de seus produtos sempre foram precisas e
nega toda e qualquer irregularidade.”
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