Hoje vamos falar um pouco do “bicho-papão”
(nossa, que termos antigo) para muitos
estudantes: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.
É comum ouvirmos a estudantada reclamar
do “tamanho” dos textos e dos muitos textos das provas do ENEM. Verdade! São
muitos e deles enormes. Mais anão é motivo para desânimo, afinal, a leitura é
algo que fazemos em todos os momentos de nossas vidas.
Vamos lá, então. Aqui estão algumas
dicas importantíssimas quando o assunto é leitura e interpretação (considero
que um termo não pode ser dissociado do outro).
Olha, aí:
I – ERROS INTERPRETATIVOS
- Extrapolação: entender mais do que o
texto.
Ex: * Os brasileiro Carlos e José são
malandros.
* (Interpretação) Os brasileiros são
malandros.
- Redução: ateve-se a uma parte em
detrimento de outra também importante.
Ex: * O estudo dá prazer, por isso
deve ser cultivado.
* (.Int.) Quando estuda bem, o estudo
dá prazer.
- Contradição
ou inversão: entender
contrário ao texto.
Ex: * O homem, racional, quando sob o
domínio do ódio, pode agir como animal selvagem.
* (.Int.) O homem é racional, porque
pode agir como animal selvagem.
II – TIPOS DE LEITURA
- Informativa: buscar a ideia central, as
idéias secundárias e sublinhas as palavras desconhecidas. (evita o erro da
contradição).
- Seletiva: buscar no contexto o
significado das palavras desconhecidas. (evita o erro da contradição).
- “A lascívia pode
comprometer o comportamento de certas pessoas, pois a libidinagem (ideia
secundária 1) não controlada envolverá o homem ou a mulher em atos lúbricos (ideia
secundária 2) que podem tornar-se públicos”.
III – TIPOS DE TEXTOS
- Literário: poesia, prosa.
- Não-literário
(utilitário): jornalístico,
científico.
IV – TIPOS DE LINGUAGEM
- Denotativa: real, dicionarizada,
restrita.
- Conotativa: ampla, metafórica,
figurada, risca em sentidos.
- Pode
haver os dois tipos de linguagens, devendo ser observada qual será a
predominante.
- “A
saudade é como um barco que aos poucos descreve um arco e evita atracar no
cais” – Chico Buarque. è Linguagem conotativa.
V – FUNÇÕES DA LINGUAGEM
- Emotiva
ou expressiva: centrada
na 1ª (primeira) pessoa.
- Referencial,
informativa ou cognitiva: centrada
no referente (na mensagem).
- Conativa
ou apelativa: aquela
que visa persuadir o leitor. (normalmente usada na forma imperativa) “Beba
Coca Cola”.
- Fática: centrada no canal; na
abertura, na manutenção ou na finalização de um diálogo. (dificilmente há
um texto com predominância fática, podendo haver vários elementos
fáticos).
- Metalinguística: centrada no código verbal.
(aquele texto que fala sobre a própria linguagem).
- Poética
ou estética: centrada
na forma de produção da mensagem. (Poemas).
- Significante: é o sentido que a forma ou
estrutura da palavra traz.
- Significado: é o sentido propriamente
dito.
VI – INTELECÇÃO
- O
candidato deverá ater-se ao texto.
Enunciados:
- De
acordo com o texto...
- Segundo
o texto...
- A
partir das ideias do texto...
- Com
base no texto...
VII – INTERPRETAÇÃO
- O
candidato poderá concluir algo a partir do texto, mas não pode esquecer a
lógica textual.
Enunciados:
- Infere-se
do texto...
- Deduz-se
do texto...
- Conclui-se
do texto...
- Depreende-se
do texto...
è FÓRMULA PARA SABER SE É
INTELECÇÃO OU INTERPRETAÇÃO ç
- Fato
(texto) + provas textuais = INTELECÇÃO
- Fato
(texto) + indícios + inferência = INTERPRETAÇÃO
è Toda vez que você ler um
texto, verificar se é um texto literário ou não, qual a função da linguagem
predominante e qual o tipo de linguagem usada. Pois assim será possível
responder uma série de prováveis perguntas
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