quarta-feira, 28 de junho de 2017

Servidores do SAAE recebem treinamento


Em mais uma ação que tem como objetivo aprimorar os serviços prestados à população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Campo Maior realizou na terça-feira (27) um curso básico para localização de vazamentos em tubulações enterradas. A atividade de treinamento, dirigida aos técnicos e encanadores.
O treinamento foi desenvolvido no auditório, sob a coordenação do consultor ambiental Luiz Eugenio de Carvalho, da SANEA consultoria.
Enfocando sempre as situações reais encontradas no dia-a-dia de trabalho, o treinamento abordou três eixos: inicialmente a contextualização sobre as perdas de água, gerenciamento de sistema de abastecimento e os procedimentos metodológicos para a tomada de decisões mais efetiva da gestão.   
Segundo Luiz Eugênio, há muitos anos o combate aos desperdícios de água nos sistemas de abastecimento tem merecido atenção dos técnicos do setor de saneamento, e a direção do SAAE de Campo Maior teve o interesse de buscar ações que possam ser desenvolvidas pela autarquia para solucionar esse problema.
“As constantes alterações da pressão entre os períodos de maior consumo e os de menor consumo ao longo do dia, são um dos principais causadores de perdas físicas, quer pela incidência de vazamentos não visíveis, inerentes ao tipo de tubulação utilizada pela incidência de rompimentos das tubulações submetidas a pressões elevadas. Outro componente, importante causador de perdas físicas, é a existência de uma grande extensão de redes antigas, já com suas condições estruturais comprometidas o que gera rompimentos frequentes” destacou Luiz.
Acrescentou ainda que a existência destas perdas físicas no sistema afeta diretamente a Autarquia que perde financeiramente, pois ver ir fora parte do seu produto final e que perde também em sua imagem como empresa responsável pela preservação do recurso que é finito.

Nenhum comentário: