segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Adolescentes expõem seus dados sem pudores

RIO - Os adolescentes brasileiros usam intensamente a internet e compartilham muitas informações pessoais nas redes sociais - inclusive endereço, número de celular e do telefone de casa, nomes dos pais e até o CPF. É o que conclui pesquisa do Instituto TNS e do fabricante de antivírus McAfee. Com isso, os jovens - existem cerca de 17 milhões de adolescentes no país, dos quais 12,5 milhões acessaram a rede nos últimos três meses - acabam se tornando vítimas de bullying (72% dos entrevistados conhecem alguém que já foi perseguido na rede) ou tendo suas máquinas atacadas (50%).
- Embora 79% afirmem saber como se manter seguros on-line, esse é um comportamento de risco - diz Alexandre Momma, diretor de Atendimento da TNS. - Muitos (39%) não contam aos pais o que fazem na rede, e 53% dizem saber esconder suas atividades on-line, limpando o histórico do site e criando contas secretas. (Leia também: ONG cria cartilha que ensina pais a acompanhar vida virtual de adolescentes)
Segundo José Matias, diretor de Suporte Técnico da McAfee para América Latina, a pesquisa foi feita em outros países, mas no Brasil o afã de mergulhar na rede se mostrou maior: 77% dos jovens acessam a internet seis a sete vezes por semana. O brasileiro também é campeão de postagem on-line de vídeos e fotos.
- A diferença entre a geração pré-internet e a atual, já conectada, é evidenciada no conflito com os pais. Estes precisam, além de ficar atentos ao comportamento dos filhos, monitorar o uso da rede com software adequado.

Nenhum comentário: