sábado, 10 de maio de 2014

Paulo Martins: de olho no futuro

Campo Maior pode ser o 1º município no país a instalar projeto de internet

Campo Maior poderá se tornar o primeiro município em todo o país a contar com o Projeto Loon, iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Google, que permite o acesso à internet gratuitamente. As informações foram repassadas pelo prefeito Paulo Martins, durante entrevista de rádio, nesta sexta-feira (09). 


Segundo o prefeito de Campo Maior, um teste está sendo planejado para julho deste ano, com a vinda do ministro das comunicações Paulo Bernardo ao Piauí.


Projeto Loon

O projeto consiste em colocar na estratosfera, a 20 mil metros do solo, acima dos aviões e das nuvens, uma série de balões com antenas que, levados pelas correntes de ar, flutuam ao redor da Terra. Abaixo, são colocadas outras antenas que se conectam com as dos globos para gerar o acesso à internet.


O objetivo é incorporar à rede as pessoas que ainda não têm acesso à rede possam de uma internet gratuita e rápida. Atualmente, duas em cada três pessoas no mundo não têm acesso à internet e tê-lo pode mudar suas vidas em áreas como educação, saúde e agricultura, entre muitas outras.

O projeto começou oficialmente em 2013 com um teste piloto na Nova Zelândia, na qual foram lançados cerca de 30 balões e meia centena de moradores da região conseguiram ter acesso a internet.

Nenhum comentário: