sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

COMPLEXO DE MESSIAS. Você sabe o que é?

Segundo a nossa boa Wikipédia,  "Complexo de messias é um estado psicológico no qual o indivíduo acredita ser ou estar destinado a se tornar o salvador de algum campo de atuação específico, grupo, evento, período de tempo ou até mesmo do mundo inteiro.
Afligidos pelo Complexo de Messias louvam sua própria glória ou alegam absoluta confiança em seus próprios destinos e capacidades e nos efeitos que terão sobre um grupo de pessoas ou aspecto da vida. Em alguns casos o complexo de messias pode estar associado à esquizofrenia onde a pessoa ouve vozes, tem alucinações e acredita que éDeusespíritosanjosdeuses ou outros que falam com ele o que, na visão da pessoa, confirmaria sua messianidade.
Nos casos mais graves, pessoas com Complexo de Messias podem se ver literalmente como Messias espirituais/religiosos com poderes transcendentes e destinados a salvar o mundo."

E foi assim que surgiram vários messias nos meses do ano de 2014. Pessoas que, às vezes, ficávamos estarrecidos com tamanha insanidade, insensatez, covardia. Pessoas que quiseram ver seus planos pessoais, seus contatos irresponsáveis, seus compromissos mesquinhos serem materializados. Esqueceram apenas que o povo é soberanos. E foi assim que surgiram os tipos Joaquinzão, Lobão, Marina Silva, Malafaia, dentre outros. 

convido você para ler a brilhante matéria do jornalista Kiko Nogueira, que nos brinda com uma análise rápida de várias personalidades que se messianizaram no período eleitoral de 2014.

Nenhum comentário: