terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Povos de Terreiros querem visibilidade no novo governo do Piauí e entregam Carta-Proposta

Povos de Terreiros entregam Carta-Proposta ao Deputado João de Deus

Lideranças de Religiões de Matriz Africana reuniram-se no dia de ontem (12.12) com o Presidente do Partido dos Trabalhadores - PT, Deputado João de Deus, para apresentarem Carta-Proposta ao próximo Governador do Piauí Rafael Fonteles.

Segundo o Pai Rondinele Santos, Presidente da ANPMA-Piauí, colegiado que representa as casas de Umbanda e Candomblé do Piauí, "muito precisa se fazer para que as religiões de matriz africana tenham a visibilidade como religião. Precisamos de políticas públicas que garantam o livre exercício de culto, as manifestações públicas e um olhar especial para que tem na natureza sua função maior. A intolerância religiosa a que somos submetidos diariamente não pode ter a aquiescência do Estado", pontuou Rondinele.

Para o líder espiritual, a apresentação de uma pauta mínima se faz necessária para "que se possa ter visibilidade". Afirmou, ainda, que já "conseguimos alguns avanços, como o Dia Estadual do Sacerdote de Umbanda, uma Lei que garanta o espaço dos terreiros, mais ainda é muito pouco para tantas décadas de invisibilidade.

Na pauta apresentada pela lideranças da Umbanda e do Candomblé, agendamento de encontro presencial com o futuro governador; criação de um setorial dos Povos Tradicionais no PT Piauí; criação da Superintendência dos Povos Tradicionais dentro de alguma Secretaria Estadual; desenvolvimento de políticas públicas que contemplem o desenvolvimento socioeconômico dos Povos Tradicionais do Piauí. 

Nenhum comentário: