sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vazamento do tema da redação do Enem 2014 é confirmado pela PF no Piauí


A Superintendência da Polícia Federal (PF) do Piauí confirmou que houve o vazamento do tema da redação da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 cidades do País.

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Alexandre Uchôa, explicou que a foto recebida pelo estudante Jomásio Barros, de 17 anos, através de um aplicativo de celular é verdadeira. O aparelho foi periciado, mas as investigações não foram concluídas, pois resta descobrir de onde a imagem foi enviada.


De acordo com o delegado, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo exame, ainda não foi comunicado do andamento das apurações, o que só deve acontecer após o inquérito ser concluído. 



Em 9 de novembro, após o segundo dia de provas do Enem 2014, Jomásio Barros  postou um vídeo no qual afirmava ter recebido a imagem do tema da redação na manhã do teste. Com a repercussão da postagem ele registrou uma queixa na Superintendência da PF do seu estado e entregou seu celular para perícia.


Na época, o Inep negou o vazamento da redação e divulgou nota afirmando que investigaria a denúncia. O presidente do órgão, Francisco Soares, também descartou a possibilidade de cancelamento do exame. Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações.



Nenhum comentário: