quinta-feira, 12 de outubro de 2017

12 de outubro: dia mundial da visão



Este dia foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é celebrado na segunda quinta feira de outubro, a data tem como objetivo chamar atenção à necessidade de cuidar da nossa visão.

Segundo a OMS, a cada dez casos de perda de visão no mundo, oito poderiam ter sido evitados caso fossem detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. No Brasil são 6,5 milhões de casos de pessoas com deficiência visual e muitos poderiam ter sido evitados.

Para o melhor cuidado com a visão é recomendado que a primeira consulta ocorra entre 4 e seis semanas de vida, com a realização do Teste do Olhinho. Ao completar o primeiro ano, nova avaliação e em seguida no início da escolarização, aos 4 anos, para a detecção de possíveis vícios de de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) que muitas vezes passam despercebidos por serem monoculares .

Algumas doenças que podem ser detectadas através do teste do olhinho:

🔸 Retinopatia da prematuridade
🔸 Glaucoma congênito
🔸 Catarata congênita
🔸 Toxoplasmose congênita
🔸 Retinoblastoma.
Doenças mais comuns na adolescência e vida adulta:

🔸Erros de refração
🔸Ceratocone
🔸 Catarata
🔸 Glaucoma
🔸 Retinopatia diabética
🔸 Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
A boa notícia é que grande parte dessas doenças têm prevenção e tratamento! O diagnóstico precoce e a conscientização da população podem evitar o crescimento dos casos de cegueira no mundo.

Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições da nossa saúde ocular.

Consultas devem começar na infância

O desenvolvimento da visão da criança ocorre até os sete anos de idade. Mas, caso exista algum problema que não seja corrigido com óculos, a visão pode não se desenvolver 100%, ocasionando a ambliopia, conhecida popularmente como olho preguiçoso. É preciso ter muita atenção, pois, algumas vezes, apenas um dos olhos pode ter um grau mais elevado e o outro enxergar bem, e isso pode passar despercebido pelos pais.

Saúde ocular

O acompanhamento oftalmológico regular é fundamental para evitar doenças e dificuldades de visão, mas algumas atitudes diárias também são importantes para evitar infecções, alergias ou perfurações que podem danificar a visão.

Nenhum comentário: