sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PIAUÍ PASSA VERGONHA NO ENADE 2017: APENAS 3 CURSOS RECEBERAM NOTA MÁXIMA

É lamentável a situação dos mais de 179 cursos superiores do Piauí: apenas Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, ambos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Pedagogia da Uespi conseguiram obter a nota 5 no ENADE 2017. Os dados constam da relação divulgada pelo INEP no último dia 09 de outubro.

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017 revela que 46 cursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) ficaram com notas abaixo da média no Conceito Enade.

A avaliação classifica os cursos com notas que variam de 1 a 5. Os cursos que obtém notas acima de três são considerados com bom desempenho. Já os cursos com notas abaixo de três são considerados de baixa eficiência. Na Universidade Estadual do Piauí, 46 cursos estão nesta última classificação. 

De acordo com o resultado do exame, treze cursos tiraram a nota mínima. São eles: Ciência da Computação (bacharelado) em Floriano, Ciências biológicas (licenciatura) e José de Freitas, Educação física (licenciatura) em São Raimundo Nonato, Geografia (bacharelado) Corrente, Geografia (licenciatura) em Uruçuí, Letras – inglês em Barras, Letras-português (licenciatura) em Bom Jesus, Letras-português e Espanhol (licenciatura) em Amarante, Letras-português e espanhol (licenciatura) em Bom Jesus, Matemática (licenciatura) em Canto do Buriti, Matemática (licenciatura) em Corrente, Matemática (licenciatura) em Oeiras e Pedagogia (licenciatura) em Valença do Piauí. 

O Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFPI) também teve cursos que receberam nota 4 na avaliação, como o de Licenciatura em Quimica. Os cursos de Licenciatura em Ciencias Biológicas e Pedagogia, ambos da UFPI, receberam nota 4 no Enade.

A avaliação é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, dos cursos avaliados na edição.  Em 2017 foram inscritos 537.360 estudantes, sendo 422.746 da modalidade presencial e 114.614 da modalidade de Educação a Distância (EAD) em todo o país. 

Nenhum comentário: