domingo, 27 de janeiro de 2019

O que você pensa que é?

Caricatura da página do autor
O nosso compromisso de trazer à tona a boa informação, com condições de formar opiniões, remeteram-me a mais um grande artigo. Dessa vez, do articulista em educação, importante estudioso do Canal Educação, nos fornece um mote muito interessante: os visionários do apocalipse.

Em texto bem produzido, Antonio Gois, na coluna de O Globo, tece algumas considerações que, creio, devem ser analisadas com cautela e preocupação: o desastre da educação brasileira. 

"Pior do que está, não fica. O quadro atual da educação brasileira é tão desastroso que qualquer mudança deve ser celebrada, pois, na pior das hipóteses, ao menos estaríamos tentando algo novo. Esse foi o argumento utilizado por alguns leitores após minha coluna da semana passada, em que critiquei a inexperiência de parte da nova equipe do MEC. É um pensamento que se assemelha à ladainha do “nunca antes na história desse país”, repetida à exaustão pelo ex-presidente Lula, mas usada agora com sinal invertido".

Segundo suas próprias palavras no Facebook: "Desde o início do século passado, nossos principais indicadores educacionais contam uma história de melhoria constante, mas em ritmo insuficiente. Negar que os avanços ocorreram em nada contribui para o diagnóstico do muito que ainda precisa ser feito".

Que tal ler o artigo e deduzir quais os caminhos que nós, educadores, podemos trilhar?

Nenhum comentário: