quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Estudante de direito que chamou transeunte de "viado" e "negraiada" é expulso de Universidade

Estudante de Direito faz ameaças racistas e homofóbicas

A Universidade Presbiteriana Mackenzie anunciou a expulsão do aluno de direito Pedro Bellitani Baleotti, de 25 anos, que divulgou nas redes sociais um vídeo, em outubro de 2018, em que aparece dizendo "Tá vendo essa negraiada? Vai morrer! Vai morrer!".  Na ocasião, o aluno referia-se a duas pessoas negras em uma moto no trânsito de São Paulo. 

A decisão da universidade foi tomada em dezembro e publicada em parecer do Ministério Público sobre o caso.

Em nota, a Universidade Presbiteriana Mackenzie diz que "os trâmites institucionais foram cumpridos e o aluno que foi expulso receberá todos os documentos quanto aos créditos cumpridos".
 Universidade Presbiteriana Mackenzie expulsou o estudante de direito Pedro Baleotti, de 25 anos, segundo confirmou ao G1 a assessoria de imprensa da instituição. O jovem apareceu em vídeo durante as eleições de 2018 dizendo que a “negraiada vai morrer”.
Quando o caso veio à tona em outubro, a universidade divulgou uma nota repudiando as “opiniões e atitudes” de Baleotti. O texto também informava sobre a suspensão preventiva do estudante e a abertura de um processo disciplinar para apurar o caso.
Os alunos da instituição, no entanto, realizaram protestos à época para pressionar para que o Mackenzie tomasse medidas mais duras e expulsasse o aluno diante da gravidade das acusações.
Na noite desta quarta-feira (9), o coletivo negro Afromack, que organizou os atos, publicou uma nota nas redes sociais agradecendo a mobilização e comentando a expulsão. “Agradecemos todos que endossaram a luta, que compareceram aos protestos e se indignaram com o racismo presente na ação do aluno. A referida decisão demonstra a seriedade e o compromisso da universidade no combate ao racismo. O que é de suma importância não somente para comunidade mackenzista, mas para toda sociedade”, diz o texto.






Nenhum comentário: