sábado, 28 de março de 2015

Vejam só o que estão falando de Campo Maior!

A carne-de-sol já se integrou ao costume culinário nacional, sendo considerada iguaria fina em restaurantes de todos os rincões. Antes de ser levada ao consumidor final, há um ritual de preparação, salga e desidratação, que é um método antigo de conservar alimentos de origem animal, salgando e secando ao ar livre e vento quente as peças de carne, em geral bovina e também caprina e ovina.

Alunos de Campo Maior são destaques em Festival da Juventude Rural

Alunos do curso técnico em Agricultura
O Campus Campo Maior do Instituto Federal do Piauí participou do 3º Festival Estadual da Juventude Rural "Identidade Camponesa e Juventude, firmando passos na luta pela terra e pela transformação social”. O evento aconteceu de 25 a 26 de março, em Teresina, no Centro de Estudo Sindical da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Piauí (Fetag).


Leia Mais

Maioridade penal. Qual a sua opinião?



ccj
Assunto em pauta em todas as rodas de conversas, a redução da maioridade penal será levada na próxima semana à votação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.


Polêmico, o tema tem suscitado todo tipo de discussão. Em pânico pela onda de violência praticada por menores, a população brasileira, em sua maioria, crer que já é hora de um basta nessa situação. Por outro lado, organizações sociais que lutam pelos direitos de crianças e adolescentes dizem que a redução não acabará com esse quadro.

Confira mais detalhes clicando AQUI

sexta-feira, 27 de março de 2015

SAAE orienta alunos da APAE sobre uso consciente da água


http://bmail.uol.com.br/attachment?msg_id=NTQwMzA&ctype=P1200854.JPG&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=162414
Fazendo parte da programação alusiva ao dia da água, oficialmente celebrado dia 22 de março, uma equipe do SAAE participou nessa sexta-feira (27) de Palestra para orientar alunos da APAE sobre o uso consciente da água. O convite feito pela diretora pedagógica Iracema e equipe de professores.

O evento aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE, o momento foi festivo e bastante participativo por parte dos alunos, professores, servidores e familiares dos jovens. O professor Luís Hermino Monte falou um pouco sobre a história do SAAE, o papel desempenhado pela autarquia no município de Campo Maior.  

Na oportunidade também foram exibidos vídeos sobre a água, captação, tratamento e a necessidade cada vez maior de economizar esta preciosa fonte de vida.  Os jovens colaboraram com palestra, atentos, tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas e levantar questões.

Assessoria de Comunicação SAAE/Edna Gomes

quinta-feira, 26 de março de 2015

Doutrinação ideológica em sala de aula preocupa Câmara dos Deputados

Formação de professores e conteúdo de livros didáticos. Esses foram alguns dos temas debatidos hoje (24) na audiência pública cujo tema foi doutrinação política e ideológica nas escolas, promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, por sugestão do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF).

Izalci é autor de um projeto de lei (PL) que trata, por exemplo, das diretrizes da educação e da proibição de professores utilizarem as aulas para impor ideias políticas ou religiosas.

Na opinião do professor de sociologia do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Braúlio Porto de Matos, o problema da doutrinação começa na formação dos professores, que, para ele, é essencialmente esquerdista. Ele citou nomes de personsalidades que influem na formação dos docentes, dentre eles, o do educador Paulo Freire.

Confira a matéria na íntegra 
CLICANDO AQUI

Adolescente droga colegas em escola da Piçarreira

Uma estudante da rede pública estadual está suspensa do colégio por ter distribuído o medicamento Ruphinol dentro da sala de aula e ter drogado vários de seus colegas. O medicamento é utilizado por bandidos para o famoso "boa noite Cinderela".

Segundo o diretor-adjunto da escola, ao observar o estado de sonolência dos alunos, estes foram levados ao hospital do bairro e disseram do que se tratava.

Segundo a direção da escola, a aluna responsável por drogar seus colegas já tem uma história um tanto complicada, por isso, imediatamente o conselho Tutela foi acionado, bem como realizado o registro da ocorrência na polícia para que sejam realizadas as devidas investigações.

Pais de alunos estão preocupados com a entrada de medicamentos na escola e que isso pode trazer algum tipo de tragédia e a Secretaria de Educação informou que nenhum dos estudantes precisou passar pelo procedmento de lavagem gástrica e que  todos retornaram a escola já no outro dia. 

O fato embora tenha acontecido na quinta-feira (19) da semana passada, somente agora foi ao conhecimento da imprensa, já que a direção da escola quis resguardar a imagem da instituição. . 

SAAE realiza obras na Comunidade Ipiranga


Para garantir maior qualidade no abastecimento de água aos moradores da Comunidade Rural de Ipiranga, o SAAE está realizando nessa quinta-feira (25), a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de água. A mudança deverá beneficiar 12 famílias.

Na obra também está sendo utilizados tubos de PVC com 60 milímetros de espessura, totalizando 600 metros de extensão de rede de água. Além da ampliação da rede de distribuição de água, será feita a substituição do reservatório de 2 mil/litros para um reservatório de 5 mil/litros, numa base mais alta que o ponto atual.

O SAAE já garantiu o abastecimento de mais de 60 comunidades desde que pôs em execução o projeto de universalização de água na zona Rural de Campo Maior em 2014.

Campo Maior sediará Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência


Deputado Aluísio Martins e o prefeito Paulo Martins: Campo Maior na luta.
Campo Maior sediará no próximo dia 30 de abril a Conferência Estadual de Inclusão, foi o que assegurou o Deputa do Aluísio Martins em audiência com o secretario Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, (SEID).
Acompanhado do prefeito de Campo Maior, Paulo Martins (PT), Aluísio defendeu a importância da realização do evento  no município em virtude das conquistas das pessoas com deficiência e pelo grande número de entidades que lutam pelos interesses dos mais diversos segmentos.
Além da Conferência será realizado um Fórum Estadual em Barras e o Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, na sessão de terça-feira, 24, o requerimento do deputado estadual Aluísio Martins, (PT), para que seja realizada, no dia 09 de junho de 2015, uma sessão solene para celebrar o Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.
Além disso, o parlamentar, que terá como bandeira de mandato a defesa da inclusão de pessoas com deficiência, apresentará um projeto de Lei que proíbe a cobrança de taxas extras para deficientes que estudem em escolas particulares para que tenham acompanhamento especializado.
O deputado defendeu o requerimento, dizendo que vai defender os direitos da pessoa com deficiência na Alepi. O parlamentar lembra que o Piauí é o terceiro estado do país de pessoas com deficiência.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Mulher destrói imagem de Nossa Senhora

mulher destruindo imagem sacra belo oriente
José Dias Sorriso/Portal Rádio Livre
I096777.JPG
BELO ORIENTE – A imagem sacra à frente da igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, no centro do município, começou a ser restaurada nesta quarta-feira, 25. O trabalho de reparação é feito por voluntários, informou a igreja. Na terça-feira, um ato inusitado provocou a indignação de populares na cidade: com uma enxada, uma mulher de 48 anos tentou destruir a representação de 2 metros de altura inspirada na escultura Pietá, de Michelangelo. A imagem sofreu vários danos até que a mulher fosse contida.

O caso ocorreu na manhã de terça-feira, por volta das 10h30. A Polícia Militar foi acionada e a dona de casa foi flagrada desferindo golpes de enxada na imagem. A enxada foi apreendida e a mulher conduzida à delegacia de polícia, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

O pároco da igreja, padre Luiz Carlos Macedo, disse ao DIÁRIO DO AÇO que descansava na casa paroquial quando um popular entrou em desespero e contou que alguém destruía a imagem à frente do templo. O religioso correu até a igreja, onde presenciou a cena.

O sacerdote contou que, enquanto desferia os golpes, a mulher conversava com a imagem, a indagava se não iria reagir, e cantava músicas cristãs. “Ela estava muito nervosa”, relatou. A dona de casa não resistiu à ação policial, mas não comentou sobre a motivação de seu estranho comportamento.
“Houve uma comoção na cidade muito grande. A imagem não tem valor material elevado, mas para nós tem representação e sentimento. Há um sentimento religioso muito grande e não há dinheiro que pague por isso”, desabafou o padre.

O caso teve grande repercussão nas redes sociais. No canal do DIÁRIO DO AÇO no Facebook, pessoas expressaram indignação e repudiaram a atitude da dona de casa. “Vi muitos evangélicos não concordando com a atitude dela. Estou aqui há 20 anos e sempre tivemos uma convivência harmoniosa entre as religiões. É um caso isolado de fanatismo religioso na cidade, que lamentamos”, disse o padre



domingo, 22 de março de 2015

Nóbrega diz que Globo quer acabar com a FAMÍLIA

O Brasil tem assistido estarrecido o novo modelo de novelas da Globo. Qualquer pessoa de bom senso, vê que há um orquestramento para enfraquecer as estruturas morais da família. Cenas macabras, violentas e de sexo desesperado, recheiam a programação da emissora como se tudo fosse a coisa mais natural.

Qual será realmente a intenção dos autores desses programas e novelas? Qual a determinação da direção da emissora quanto a temas amorais e irresponsáveis?

Hoje, um pai de família não pode disciplinar seus filhos por conta da legislação brasileira que invadiu o seio da família. Um professor ou gestor de escola não pode disciplinar um alunos que logo o Ministério Público está em cima, punindo a escola, o gestor ou o professor.

Gostaria de saber o motivo de tamanho silêncio das autoridades desse país que não esboçam nenhuma reação quanto a assunto tão importante como esse. Onde anda o Ministério Público que não ingressa com nenhuma ação judicial para coibir tamanho desrespeito à família brasileira? Será se o poder da Rede Globo amedronta os membros do MP?

Por onde anda a CNBB que não toma uma posição quanto a tamanho descalabro? Cadê a OAB que não emite nenhum comentário sobre o fato ou coloca a Comissão de Direitos Humanos ou da Família para acionar contra a emissora que trabalha pela ruína da família?  



Fim de namoro por causa de erros de português ao se comunicar


Foto: facebook
Mulheres desistem de começar ou manter uma relação por causa dos erros de Português que homens cometem nas redes sociais. Ele parece ser lindo na foto do perfil no Facebook, puxou papo e, na primeira frase, já escreve: “Comcertesa” ou “agente veremos”. Se para algumas pessoas o erro é comum, para outras é o fim de um futuro relacionamento. No Facebook há muitos compartilhamentos de uma imagem de uma jovem dizendo: “Era lindo, mas escreveu ‘com migo’”. A frase, em tom de brincadeira, reforça a tese de que várias mulheres desistem de namoros por causa desses erros cometidos na Internet.



A universitária Thais Cristina, 20 anos, é um exemplo disso. A jovem começou a conversar com um rapaz na internet, ia engatar o namoro, mas desistiu porque ele escrevia tudo errado. “Na hora perde o encanto”, explica. A advogada Chayane Daltio, 26 anos, diz que não consegue se relacionar com homem que fala ou escreve errado e acredita que, se antes a primeira impressão era a forma como a pessoa se vestia ou falava, hoje isso acontece através da escrita. Para o capixaba Adriano Jardim, mestre e doutor em psicologia do desenvolvimento da personalidade, os homens não se importam muito com erros gramaticais na internet porque só se preocupam com as características físicas. Já a mulher faz avaliações mais criteriosas e, como é menos visual, observa essas características.

Crédito da matéria: http://www.capixabahoje.com.br/

Governo do Estado: Medidas preveem redução de mortes no trânsito

Wellington Dias anuncia pacote para redução de acidentes de trânsito

Dado ao alarmante índice de acidentes de trânsito, cerca de 1 .200 a 1.400 mortes por ano, o Piauí figura no ranking nacional como vice-campeão nordestino, tornando-o um  dos mais violentos nessa área. E por conta disso, o MP do Piauí lançou no final desta semana campanha pela paz no trânsito, com o propósito de desenvolver ações que tenham impacto direto na redução de acidentes.

Presente à solenidade, o governador Wellington Dias anunciou algumas ações que visam a redução de mortes provocadas por acidentes nas rodovias piauienses. No pacote de medidas, constam campanhas maciças de educação no trânsito, inclusive com a obrigatoriedade das escolas incluírem em seus currículos a disciplina. Outra medida é quanto à regularização dos veículos automotores em situação irregular.  

O governador disse que o estado está estudando uma forma de facilitar o pagamento de taxas de emplacamento e carteira de habilitação. "É muito fácil ao trabalhador que ganha um salário mínimo financiar um veículo, difícil é ter carteira de habilitação, pagar o seguro e as taxas, já que são muito caras. Vamos procurar a rede bancária para que ela possa financiar o seguro. Quanto às taxas, enviaremos à Assembleia Legislativa projeto que reduzam e facilitem a regularização desses veículos e seus condutores. Dos mais de 950 mil veículos, menos de 440 mil pessoas são habilitadas", finalizou Wellington Dias. 

sábado, 21 de março de 2015

UNICEF é contra a redução da maioridade penal

O tema da redução da maioridade penal vem ocupando importantes espaços no debate na pauta da escalada da violência brasileira. Muitas são as opiniões e todas divergentes. O próprio Congresso nacional vem se esquivando do debate, que acontece de forma individual.

A ONUBrasil, lançou nesta semana nota com sua posição quanto ao tema.

Veja na íntegra:

Com o mandato de acompanhar a implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU, o UNICEF se declara contra a redução da maioridade penal.

Primeiro porque a redução da maioridade penal está em desacordo com o que foi estabelecido na própria Convenção, na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Segundo porque essa é uma decisão que, além de não resolver o problema da violência, penalizará uma população de adolescentes a partir de pressupostos equivocados.

No Brasil, os adolescentes são hoje mais vítimas do que autores de atos de violência. Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros, apenas 0,013% cometeu atos contra a vida. Na verdade, são eles, os adolescentes, que estão sendo assassinados sistematicamente. O Brasil é o segundo país no mundo em número absoluto de homicídios de adolescentes, atrás da Nigéria. Hoje, os homicídios já representam 36,5% das causas de morte, por fatores externos, de adolescentes no País, enquanto para a população total correspondem a 4,8%.

Mais de 33 mil brasileiros entre 12 e 18 anos foram assassinados entre 2006 e 2012. Se as condições atuais prevaleceram, outros 42 mil adolescentes poderão ser vítimas de homicídio entre 2013 e 2019.
As vítimas têm cor, classe social e endereço. Em sua grande maioria, são meninos negros, pobres, que vivem nas periferias das grandes cidades.

Estamos diante de um grave problema social que, se tratado exclusivamente como caso de polícia, poderá agravar a situação de violência no País.

O UNICEF é contra qualquer forma de violência, incluindo a praticada por adolescentes.
Porém, o sistema atual de medidas socioeducativas precisa ser aperfeiçoado para responder aos atuais desafios do País. Só assim o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) poderá garantir a responsabilização dos adolescentes autores de ato infracional e, ao mesmo tempo, a sua integração na sociedade.

É perturbador que um país como o Brasil esteja tão preocupado em priorizar a discussão sobre punição de adolescentes que praticam atos infracionais registrados ocasionalmente, quando torna-se tão urgente impedir assassinatos brutais de jovens cometidos todos os dias.

O UNICEF reitera seu papel de contribuir com a implementação do que foi estabelecido na Convenção sobre os Direitos da Criança e de ajudar o País a encontrar soluções efetivas para o problema da violência, especialmente a que afeta crianças e adolescentes.

Gary Stahl

Representante do UNICEF no Brasil

Brasília, 18 de março de 2015

Na semana da água Prefeitura de Campo Maior faz alerta sobre riscos com os desperdícios


A secretária Conceição Paz (esq.) e equipe Meio Ambiente

Secretaria Municipal de Meio Ambiente está organizando um replantio de árvores às margens do açude neste domingo (22/03) como parte da programação e comemoração da Semana da Água em Campo Maior. A atividade conta com o apoio do grupo de Escoteiros Irapuan Rocha. Segundo a secretária de Meio Ambiente Conceição Paz, na oportunidade terá a coleta de material reciclável pelos catadores.


Grupo Escoteiros Irapuã Rocha participa do evento
"Durante semana que vem, dando prosseguimento a programação, haverá palestras, campanhas educativas nas escolas e um mutirão de limpeza às margens do Açude Estrela", explicou a secretária. Em um panfleto elaborado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente, várias sugestões foram relacionadas para sensibilizar a sociedade dos cuidados na utilização correta da água para evitar desperdícios.


Fotos: equipe de Meio Ambiente de Campo Maior

Aluísio Martins irá compor Comissão de Segurança Pública da Alepi

DSC_0259

O deputado estadual Aluísio Martins fará agora parte da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. O parlamentar assume a vaga de Francisco Limma, que se afastou da Alepi para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Aluísio Martins foi indicado pela deputada Flora Isabel, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa. A parlamentar indicou Aluísio por ter o perfil da comissão, que vai trabalhar projetos na área da Segurança Pública do Estado.
Aluísio Martins disse que estava feliz com a indicação, já que tem uma identificação com o tema, uma vez que o combate a violência foi uma de suas bandeiras de campanha.

“Entendo que a violência não se combate só com policiais nas ruas, mas sim com jovens nas escolas, com pais de famílias no emprego e com as instituições cumprindo o seu papel”, frisou o parlamentar.

Unesco incentiva mais educação física nas escolas para evitar doenças e mortes

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, alertou que crianças e adultos em todo o mundo estão realizando cada vez menos atividades físicas.

Segundo a Unesco, essa tendência tem sérios riscos para a saúde e para a expectativa de vida e também no desempenho das crianças nas salas de aula e dos adultos no trabalho e na sociedade.

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde, OMS, classifica essa tendência como uma pandemia que causa a morte de 3,2 milhões de pessoas por ano.

Por isso, a Unesco lançou o estudo "Educação Física de Qualidade, Guia para os Legisladores" na reunião da Comissão Intergovernamental da agência para o assunto, que está sendo realizada em Lausane, na Suíça.

O guia lida com diversas áreas que necessitam de maior atenção, segundo conclusão da Revisão Global do Estado da Educação Física, divulgado no ano passado.

Entre os pontos mais importantes estão a implementação da prática nas escolas, treinamento de professores e condições e qualidade das instalações onde as atividades são realizadas.

Investimentos

A organização pediu aos governos que revertam os cortes de investimentos em educação física nas escolas tanto de países desenvolvidos como em desenvolvimento.

O documento cita que na Europa, os fundos e o tempo disponíveis para a prática têm diminuído progressivamente em mais da metade do continente e a situação é a mesma na América do Norte.

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, afirmou que os investimentos em educação física são amplamente recompensados pelas economias na saúde e avanços na educação.

O estudo mostrou casos de sucesso no mundo inteiro onde programas de atividades físicas ajudaram a dar aos jovens mais autoconfiança, habilidades sociais e também bom desempenho nas salas de aula.


A Unesco explica que para a sociedade colher os benefícios de uma educação física de qualidade é preciso implementar a prática para meninas e meninos, e para jovens, de uma forma geral, dentro e fora das escolas.

Fonte: EBC

sexta-feira, 20 de março de 2015

Evangélicos organizam boicote contra ‘Babilônia’

Rio - O beijo do casal lésbico Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) e a compulsão sexual da vilã Beatriz (Gloria Pires) detonaram uma onda de revolta dos evangélicos contra ‘Babilônia’. Nas redes sociais e em grupos do WhatsApp, circulam textos, sem assinatura, que pedem o boicote à novela escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. Para colocar ainda mais lenha nessa fogueira, o pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, publicou artigo no site ‘Verdade Gospel’ em que afirma que “a Rede Globo é a maior patrocinadora da imoralidade e do homossexualismo no Brasil”. 
O beijo do casal Estela (Nathalia Timberg) e Teresa (Fernanda Montenegro) revoltou público evangélico
Foto:  Reprodução

“Duvido que, nos Estados Unidos, às nove e meia da noite, mostrem na TV cenas de duas mulheres se beijando. Duvido! E não tem nada de puritanismo nisso, porque lá é uma democracia. No Brasil, estão confundindo liberdade com libertinagem”, ataca Silas Malafaia, em conversa com O DIA .
O pastor critica a Globo por mostrar “de maneira sistemática homossexualismo em tudo que é novela”, lembrando ainda os casais gays de ‘Império’ e ‘Amor à Vida’. “Querem detonar todos os valores morais da sociedade”, acusa Malafaia. “Soube ainda que vai ter um homofóbico nessa novela. Vão confundir preconceito com liberdade de expressão, o meu direito de discordar de alguma coisa”, acrescenta ele, referindo-se ao personagem Fred (Filipe Monteiro).
O jovem homofóbico é filho do gay Carlos Alberto (Marcos Pasquim), que mantém um romance com Ivan (Marcello Melo Jr.). Fred vai praticar bullying contra Rafael (Chay Suede), que é filho de Teresa e Estela. 
Apesar de considerar os temas abordados em ‘Babilônia’ uma afronta à família, Malafaia garante que não pediu que os seguidores de sua igreja boicotassem a novela. “Não preciso pedir isso. Me recuso a acreditar que um evangélico esteja acompanhando esse lixo”, dispara.

Um dos textos divulgados nas redes sociais e no WhatsApp convoca um boicote à novela por 35 dias, para que ela seja retirada do ar. “Até quando a Globo vai ditar e a todo momento perturbar a cabeça de nossos filhos? Estamos reféns da política suja e também da Rede Globo, que não fica atrás”, diz um trecho do manifesto, que aponta ainda que o Ministério Público já estaria monitorando a trama.

SAAE: mais famílias são beneficiadas

O O SAAE realiza a ampliação da rede de distribuição de água no bairro Santa Rita. A operação também aconteceu nos bairros Flor do Campo e Alto da Olaria.
A obra beneficiará famílias, que moram no local há muitos anos e que vinham pedindo a implantação da melhoria. Sem a implantação da rede a maioria das ligações era clandestina.
Somente no bairro Flor do Campo e Alto da Olaria foram mais de 900 metros de tubos de PVC de 60 mm de diâmetro e no bairro Santa Rita aproximadamente 300 metros.


quinta-feira, 19 de março de 2015

Encontro do PNEM reúne profissionais da educação

Realizou-se  na terça-feira (17), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), O 1º Encontro com Formadores Regionais, Orientadores e Membros da Coordenação geral  do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM). O evento tem como objetivo aprofundar a reflexão de formadores regionais e orientadores de estudos sobre aspectos da construção do currículo escolar integrado.
Com o tema O Currículo Integrado, a Formação e a Prática do Professor no PNFEM: Avanços e Desafios, o encontro reúne cerca de 120  participantes das cidades de Teresina, Campo Maior e Regeneração.
No período da manhã, representantes de escolas apresentaram suas experiências vividas com a formação do Pacto nas unidades escolares, focalizando os avanços e desafios encontrados no desenvolvimento do projeto. Ainda dentro da programação está acontecendo uma exposição sobre a formação do Pacto nas escolas.
Na programação do turno da tarde o evento prosseguiu com a palestra "A lógica de construção de currículo interdisciplinar a partir de uma área/disciplina". As atividades serão encerradas com uma avaliação das ações feitas durante todo dia.
PNFEM
O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM) é um programa, do Ministério da Educação, cujo objetivo é oferecer formação continuada aos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio nas 27 unidades da Federação. Conforme dados do censo escolar de 2013, o País tem 495,6 mil docentes de Ensino Médio, que lecionam em 20 mil escolas públicas. No Piauí, os professores do Ensino Médio público estadual encontram-se em pleno processo de formação continuada, que ocorre nas próprias escolas onde exercem sua docência.

terça-feira, 17 de março de 2015

Rejane Dias toma posse na Educação na próxima semana, confirma governador

O governador Wellington Dias confirmou nesta segunda-feira(16) que a posse da deputada federal Rejane Dias (PT) à frente da Secretaria Estadual de Educação acontecerá na próxima segunda(23). A confirmação ocorreu durante o lançamento da 3ª Conferência Estadual da Juventude no Palácio de Karnak. 
Ele afirmou que ainda esta semana ela pede licença na Câmara Federal para assumir a maior pasta do Estado. 
Rejane Dias já acompanha as atividades da Educação, atualmente geridas pelo secretário Helder Jacobina.
A posse já foi adiada por pelo menos duas vezes: a primeira estava marcada para o dia 05 e depois para o dia 16. A própria deputada justificou que era importante permanecer um tempo no Congresso para destravar recursos federais para a pasta. 
 
Semana passada, durante a abertura do ano letivo destacou que conseguiu R$ 5,5 milhões para reformar escolas e destravar recursos do Sistema Integrado do MEC. 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Assis Carvalho quer fazer parto normal

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para discutir o parto normal no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

- O objetivo é sabermos como reduzir a ocorrência de parto cesariana na rede pública de saúde e garantir o cumprimento das normas de estímulo ao parto normal, disse Assis Carvalho.

O deputado federal piauiense faz parte da Comissão junto com Carmem Zanotto (PPS/SC), Odorico Monteiro (PT/CE), Adelmo Carneiro Leão (PT/MG), Benedita da Silva (PT/RJ), Misael Varella (DEM/MG) e Geraldo Resende (PMDB/MG).

52% dos partos realizados no Brasil são cesáreas.

O dado é do Ministério da Saúde.

Na rede privada, chega a representar 84% dos partos.

Os índices estão acima da média mundial (18%).


E também da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de apenas 15%.

PALAVRAS DO PT

Assis Carvalho:

“Qualquer pessoa com maturidade política não pode alterar o processo democrático. Em 2002, o Brasil tinha a 12ª economia do mundo. Hoje, tem a sétima. Nós somos contra a corrupção, seja ela na Petrobras, no metrô de São Paulo ou no HSBC. É uma situação histórica, cultural. Mas Dilma e Lula estão dando condições para investigar. Antigamente, havia uma falsa sensação de que não havia corrupção porque ela era escondida”, desabafou.

WELLINGTON DIAS:

As manifestações representam a vontade do povo. Defendo que haja reforma política e que acabe o financiamento de campanha por empresários e muitas outras coisas. Tenho confiança no povo brasileiro e no piauiense. Somos piauienses. E somos fortes, sabemos enfrentar e superar as dificuldades," declarou.

domingo, 15 de março de 2015

Ensino Inovador gasta 479 milhões de reais e ensino médio não avança

Prometida pelo ministro Cid Gomes para ser implementada dentro de dois anos, a reforma do ensino médio é o foco desde 2009 de um programa do governo federal intitulado Ensino Médio Inovador. Dados obtidos pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o Ministério da Educação (MEC) já gastou pelo menos 479 milhões de reais na iniciativa. A reforma foi uma das principais bandeiras da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que elegeu o lema "Brasil, Pátria Educadora" para a sua segunda gestão. Em 2009, ano de sua criação, o Ensino Médio Inovador teve a adesão de dezoito secretarias estaduais de educação; no ano passado, todas as unidades da federação formalizaram a participação. O Estado do Ceará, governado por Cid Gomes de 2007 a 2014, aderiu apenas em 2012.
Apesar do crescente investimento do governo federal, que saltou de 10,7 milhões de reais, em 2009, para 167,1 milhões de reais em 2014, o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou que não houve avanço no ensino médio entre as avaliações de 2011 e 2013 - o indicador manteve-se em 3,7, abaixo da meta fixada para 2013, que era 3,9. Em dez Estados que aderiram à iniciativa desde o início, houve queda do Ideb da rede estadual comparando o indicador de 2013 (mais recente) ao de 2009 (ano da adoção do programa): Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe. Goiás e Rio, por outro lado, registraram aumento de 0,7 e 0,8 ponto no Ideb 2013, quando comparado com o índice de 2009.

sábado, 14 de março de 2015

13 de Março: Wellington Dias homenageia professores

 
          Professor  Ribinha               Professora Avelina Rosa               Professor Paulo Pelé                    Professor Cantuário
As festividades à Batalha do Jenipapo sempre são repletas de emoção. O Governo do Estado anualmente reconhece muitos campo-maiorenses pelos relevantes serviços prestados ao Piauí.

Este ano, quatro educadores foram homenageados com a Ordem Renascença, maior honraria do Governo piauiense.

Os educadores Paulo Pelé, Ribinha, Avelina Rosa e Joaquim Cantuário, representaram a categoria. Avelina Rosa e Cantuário, embora não estejam mais na ativa, representaram momentos significativos na defesa da educação piauiense. Ribinha, atualmente é secretário de Educação do município de Campo Maior e Paulo Pelé já dirigiu a UESPI em Campo Maior.

O Blog parabeniza aos agraciados, desejando que a Comenda seja motivo de estímulo para novas empreitadas na defesa do que temos de bom.

sexta-feira, 13 de março de 2015

CORRUPÇÃO: NÓDOA QUE PERSISTE. (Por Jacob Fortes, 12.03.2015).


A corrupção vem de longe, chegou debaixo dos panos como passageira clandestina das caravelas.

Por mais que existissem controles enérgicos, monitorados por exatores régios de grande valimento, (governadores, ouvidores e provedores) imbuídos de poderes majestáticos, de prerrogativas supremas para vigiar as riquezas da Fazenda Real, cobrar o quinto, julgar e decidir, o fisco régio era driblado; insondáveis modos corruptivos vigiam: imagens devocionais recheadas de ouro.

Enquanto escoava o rito com que El-rei drenava as riquezas da colônia, oprimida, infetada de corruptos, os rebentos tupiniquins iam surgindo aos milhares, e, nestes, o ardor da liberdade. Suas aspirações libertárias fustigavam-lhes o sangue! Enquanto a emancipação amadurecia, aqui e acolá levantes separatistas glorificavam heróis da independência; pena de morte ou degredo. Finalmente, sem bacamarte, sem baioneta, sem clavinote, sem derramamento, a independência, — por meio apenas de um grito sonoro vindo de especialíssimas circunstâncias históricas —, se fez realidade. Vexados por séculos de exploração os tupiniquins cantaram, se refestelaram.   Porém, remanesceram as bactérias virulentas da corrupção, principalmente na política e na gestão da coisa pública. O que era tomado dos brasileiros à força, pelos mecanismos reinóis, passou a ser tomado à surdina, à matreirice, pelos corruptos e corruptores. Desgraçadamente o povo continua sendo defraudado por uma corrupção sombria e trágica, quase hegemônica. Nisto deriva o sobrepeso escanchado no cangote dos que, com seu trabalho, forjam a identidade brasileira; embora por vezes rotulados de tolos porque se pautam pela correção.

Enquanto a corrupção, viciosa, endêmica, se devota ao santo sacrifício de drenar os recursos públicos, a pátria, — cambaleante, emperrada, de semblante demudado, — desapressa os passos da prosperidade.

Tomara que as mãos equânimes do Supremo Tribunal Federal, ao rigorismo da lei, possam desvendar e punir os corruptos que, por meio de tramoias, vivem parasitariamente à custa do suor dos tributários brasileiros. O país — saqueado, esvaído, — já não tem sangue suficiente para saciar a gula de esponja de tantos fraudadores hematófagos. Ainda que os embusteiros — no papel de diversivos e entregues ao hábito de pretextar para não assumir responsabilidades —, aleguem que a culpa é de Getúlio Vargas por ter criado a Petrobrás, a crença é de que o primado da justiça se imporá. Com ou sem lava jato, urge água e sabão, abundantemente, para remover essa nódoa que persiste. 

Campo Maior: turismo é pauta da administração Paulo Martins

Foto: Portal PMCM                              Prefeito Paulo Martins de olho no forte potencial turístico de Campo Maior
Com um forte potencial turístico, o município de Campo Maior se prepara para abrir suas portas na rota turística piauiense. 

Esse é o foco do prefeito Paulo Martins ao procurar o SEBRAE para firmar parceria para o desenvolvimento desse importante segmento econômico. A parceria que buscará o envolvimento de todos os setores do município, tem o objetivo de potencializar o turismo de Campo Maior. “Temos que encontrar uma maneira de envolver os empreendedores para estarem prontos para receber os turistas”, comentou Delano Rocha.

Paulo Martins destacou que atrativos são muitos, porém é preciso identificar qual é o que tem mais a cara do município e pode ser potencializado e caracterizado para atrair mais turistas. “Devemos fazer uma ampla discussão para identificar e escolher qual o ponto que pode caracterizar melhor nossa cidade”, frisou.

Várias ações serão realizadas para que o turismo campo-maiorense seja incrementado. As ações vão desde o envolvimento da população, adesão dos empresários do ramo, sinalização turística e uma forte campanha de marketing para atrair visitantes durante todo o ano.
Fonte: Portal PMCM

quinta-feira, 12 de março de 2015

Exposição no Arquivo Público marca os 192 anos da Batalha do Jenipapo


Arquivo Público (Foto:Regis Falcão)
Inicia joje, quinta-feira (12), às 10 horas, o Arquivo Público do Piauí – Casa Anísio Brito a exposição alusiva aos 192 anos da Batalha do Jenipapo. Dentre as peças que compõem a mostra, estão manuscritos, além de ilustrações cedidas pelo Museu do Piauí.

A solenidade de abertura contará com a presença do secretário estadual de Governo, Merlong Solano, que também é historiador e entusiasta da iniciativa. “O Piauí teve um papel fundamental na conquista da independência do Brasil e nós não podemos permitir que essa luta seja esquecida”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Arquivo Público, Rosângela Carvalho, o trabalho foi planejado nos mínimos detalhes com o objetivo de resgatar a memória do conflito ocorrido às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior. “No Jenipapo fixou-se um exemplo que contraria determinado senso comum de que o povo brasileiro nunca teria se lançado às jornadas dolorosas de luta para erguer uma sociedade nacional, de fato, independente e justa. Esta exposição oferece pistas mais que generosas sobre o protagonista do tempo”, relata o professor e historiador Fonseca Neto.

O público poderá conferir a exposição nos próximos dois meses, no horário de funcionamento do Arquivo, das 8 às 18 horas. A Casa Anísio Brito fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, nº 1016, Centro.

Crédito da matéria: 
http://www.piaui.pi.gov.br
 

quarta-feira, 11 de março de 2015

JUCA KFOURI: PANELAÇO REFLETE 'ÓDIO DA ELITE BRANCA'

:


"O panelaço nas varandas gourmet de ontem não foi contra a corrupção", diz o jornalista Juca Kfouri; "Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando  aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade"

Saiba por que brincar é importante para o desenvolvimento da criança

A brincadeira é muito mais que uma forma de passar o tempo. De acordo com a integrante do Comitê de Especialistas em Desenvolvimento na primeira infância do Ministério da Saúde, Carolina Drügg, a brincadeira é a principal forma de expressão da criança e o principal meio de ela observar e interagir com o mundo. "É na brincadeira que ela vai vivenciar muitas questões relacionadas ao bem-estar. Então, vai vivenciar liberdade, criatividade, desenvolvimento do corpo, a imaginação, a tolerar as diferenças. Não tem limite a brincadeira, a criança precisa sempre com essa oportunidade de estar imaginando, de estar fantasiando, de estar inventando o mundo, de estar reinterpretando o mundo através da brincadeira. Não tem limite pra brincar, brincar é a atividade mais saudável que vai trabalhar desde a saúde mental dessa criança, seu bem-estar mental até seu bem-estar físico porque explora o corpo dela, ela pula, ela corre, ela rola."
O filho da nutricionista, Christiane Lopes, que vai completar três anos de idade tem uma excelente coordenação psicomotora. Christiane conta que o incentivo às brincadeiras do filho contribuiu para isso:"Sempre foi uma criança que não teve limites com relação a brincadeiras. A gente sempre brincou junto com ele, a gente tira aquele tempo pra desenvolver tarefas com ele, seja de pintar, seja de montar, seja de ir ao parquinho, seja de correr. A gente vem percebendo ao longo desse tempo que ele se desenvolveu muito rápido, pouco se machuca quando cai, cognitivamente, ele também pensa muito rápido, ele gosta de brincar de montar, de quebra-cabeça, essas coisas assim. Então, a gente percebeu que, a gente deixando, ele foi além do que a gente queria."
A especialista em desenvolvimento na primeira infância, Carolina Drügg, explica que as brincadeiras devem estar acordo não só com a faixa etária da criança, mas com a condição motora e intelectual e com o espaço comunitário e familiar onde ela vive. Carolina Drügg cita algumas dessas brincadeiras:"Quando é bebê eler brinca com o corpo da mãe, com o corpo daquele cuidador, do pai, da avó, brincando com as mãozinhas, batendo palmas, brincando com os sons que ela emite com a voz; depois maiorzinha ele vai poder explorar os brinquedos, explorar coisas que ele possa levar a boca, que ele possa aprender como é que esses brinquedos funcionam. Lá pelos quatro, cinco anos de idade, a criança entra no mundo da fantasia e aí entra o faz de conta, as histórias infantis. Uma criança que é , por exemplo, é uma cadeirante, o limite é o cuidado para que ela não se machuque, acho que isso é uma coisa presente para qualquer criança."

A especialista em desenvolvimento na primeira infância, Carolina Drügg, destaca que a mais importante de todas as brincadeiras é a interação da criança com as pessoas que convivem com ela.

domingo, 8 de março de 2015

Mulher nordestina


Ser mulher sempre na lida da vida
Companheira mãe esposa
Lutadora e guerreira
Seu dia é uma incógnita.
Belo dia que começa de madrugada
Na labuta do dia
Sertaneja forte
Sensual e feliz
Com sorriso nós lábios
Lata d’água na cabeça
Menino ao colo
Seu cigarrinho nos lábios
E no seu traquejar
Andando pela estrada
Com seus pensamentos absortos
Na vida que um dia há de mudar
Quando o povo chegar
Filhos criados longe a trabalhar
Deus quando a coisa vai melhorar?
Um dia...
Nunca deixe de sonhar!


Mary Cely