Jorge Câmara Professor da Rede Estadual de Ensino/PI |
Ola! Muitos que não gostam de deixar as coisas para a "última hora, já começaram a maratona para o ENEM 2020. Como sempre, uma das maiores aflições é a famosa redação - bicho-de-sete-cabeças para a maioria dos estudantes.
O conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo não é o suficiente para "bombar" na redação. Questões relativas à norma-padrão da Língua Portuguesa (Competência I) e conhecimento (repertório) das questões que envolvem o tema, são imprescindíveis para a "costura" do texto.
É muito comum, no nosso dia-a-dia, emitirmos opiniões apenas no achismo. Com certeza, levamos para o corpo da nossa redação esses reflexos, que não ajudam a dar um elemento fundamental para os corretores: os traços de autoria. Por isso, muitas vezes os textos deixam de apresentam a sua "alma".
Não há mais como imaginar o tema da Redação do Enem nos dias atuais. Aí, precisamos estar preparados para qualquer assunto, seja ele qual for. Quando insistimos na leitura diária de uma série de conteúdos: sociedade, religião, política, governo, movimentos sociais, escola, dentre tantos outros, é no objetivo de criarmos condições para que os estudantes tenham o maior número possível de informações. Estas, se bem costuradas, servem de suporte para a argumentação e para a intervenção (a famosa conclusão).
Vive-se em uma sociedade de pura tecnologia. Não podemos mais dela fugir ou demonstrar desconhecimento. Não gostamos, claro, de sermos ignorantes, não é verdade? Mesmo que o tema não seja especificamente sobre tecnologia, o conhecimento da sua amplitude na sociedade atual pode dar suporte para temas variados: educação, saúde, arte, sociedade... Bem legal!
Diariamente, procuro fazer uma boa colheita na grande-rede para apresentar opiniões de especialistas sobre temas que estão presentes nos meios de comunicação. Reafirmo: não podemos produzir um texto na base do "ouvi dizer". É necessário analisarmos a opinião de várias pessoas que dominam um determinado assunto para, a partir daí, formamos um juízo de valor.
Estou deixando um link bem interessante sobre o tema tecnologia, que pode oferecer um suporte muito bom para o treino diário de produção textual.
Até a próxima postagem!