sábado, 29 de fevereiro de 2020

ENEM 2020: saiba como produzir o seu texto com o tema tecnologia

Jorge Câmara
Professor da Rede Estadual de Ensino/PI
Ola! Muitos que não gostam de deixar as coisas para a "última hora, já começaram a maratona para o ENEM 2020. Como sempre, uma das maiores aflições é a famosa redação - bicho-de-sete-cabeças para a maioria dos estudantes.

O conhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo não é o suficiente para "bombar" na redação. Questões relativas à norma-padrão da Língua Portuguesa (Competência I) e conhecimento (repertório) das questões que envolvem o tema, são imprescindíveis para a "costura" do texto.

É muito comum, no nosso dia-a-dia, emitirmos opiniões apenas no achismo. Com certeza, levamos para o corpo da nossa redação esses reflexos, que não ajudam a dar um elemento fundamental para os corretores: os traços de autoria. Por isso, muitas vezes os textos deixam de apresentam a sua "alma".

Não há mais como imaginar o tema da Redação do Enem nos dias atuais. Aí, precisamos estar preparados para qualquer assunto, seja ele qual for. Quando insistimos na leitura diária de uma série de conteúdos: sociedade, religião, política, governo, movimentos sociais, escola, dentre tantos outros, é no objetivo de criarmos condições para que os estudantes tenham o maior número possível de informações. Estas, se bem costuradas, servem de suporte para a argumentação e para a intervenção (a famosa conclusão).

Vive-se em uma sociedade de pura tecnologia. Não podemos mais dela fugir ou demonstrar desconhecimento. Não gostamos, claro, de sermos ignorantes, não é verdade? Mesmo que o tema não seja especificamente sobre tecnologia, o conhecimento da sua amplitude na sociedade atual pode dar suporte para temas variados: educação, saúde, arte, sociedade... Bem legal!

Diariamente, procuro fazer uma boa colheita na grande-rede para apresentar opiniões de especialistas sobre temas que estão presentes nos meios de comunicação. Reafirmo: não podemos produzir um texto na base do "ouvi dizer". É necessário analisarmos a opinião de várias pessoas que dominam um determinado assunto para, a partir daí, formamos um juízo de valor.

Estou deixando um link bem interessante sobre o tema tecnologia, que pode oferecer um suporte muito bom para o treino diário de produção textual.

Até a próxima postagem!   

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Deputado deve trabalhar desse jeito

Reserva 10% das bolsas do Prouni para idosos de baixa renda

Patrícia Ferraz defende que Prouni financie também cursos de pós-graduação stricto sensu (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Agora a confusão aumenta. Quem é contra o sistema de cotas - no meu ponto de vista por pura ignorância e preconceito - agora vai bradar ainda mais forte: 10% das vagas do Prouni deve ir para iodosos carentes.

Essa é mais uma fórmula para diminuir o analfabetismo no Brasil. Creio que as vagas das Universidades Públicas devem ser preenchidas por alunos de Escola Públicas. A ideia é que haja uma pressão dos incomodados que aportará em escolas de melhor qualidade. 

A cota de bolsas será dividida meio a meio em integral e parcial, e a concessão independerá de o idoso cursar instituição de ensino público, privado, com ou sem fins lucrativos. A proposta é de autoria da deputada Patricia Ferraz (PL-AP) e altera a lei que criou o Prouni (Lei 11.096/05).

Pelo texto, as vagas destinadas aos idosos que não forem preenchidas serão distribuídas entre os demais beneficiários do programa (como estudantes da rede pública). O projeto permite ainda que o Prouni financie cursos de pós-graduação stricto sensu. Hoje, a o financiamento está restrito a cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Patricia Ferraz afirmou que a proposta oferece uma oportunidade aos idosos sem graduação e aos graduados que desejam se especializar. “A importância do aprendizado será inequivocamente viável para a formação de cidadãos mais conscientes, capacitados e compromissados com seu País”, disse.

Fonte: 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Polícia Militar confirma reforço para o Carnaval em Campo Maior


O Carnaval de Campo Maior começa já próxima sexta-feira, 21, com mais de 15 atrações para animar cinco dias de folia. Uma reunião entre o prefeito Professor Ribinha e o comando do 15° Batalhão da PM, major Etevaldo Silva, ficou acertado o reforço policial de Teresina para ajudar no policiamento ostensivo durante as festividades.

A programação carnavalesca em Campo Maior começa na próxima sexta, 21, com o Corso Maior e se estende até a terça-feira, dia 25, com shows na Praça Valdir Fortes. Durante a reunião, o major Etevaldo entregou ao prefeito Professor Ribinha o Plano Estratégico de Segurança no Carnaval.

“Nesse plano temos os detalhes de como iremos proceder com ações de segurança para garantir a ordem e a paz durante o Carnaval em Campo Maior. Já confirmamos com o Comando Geral o deslocamento de policiais militares de Teresina para Campo Maior”, relata Etevaldo Silva.

Além de shows na Praça Valdir Fortes e do Corso, a programação do Carnaval ainda contará com eventos na Barragem Surubim, no domingo, e também na Arena de Paredões, em todos os dias de Carnaval, das 17 horas até 22 horas.

Prefeito Ribinha divulga a programação do Carnaval de Campo Maior

Com mais de 15 atrações confirmadas, a Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Turismo, divulgou a programação do Carnaval 2020, que começa já próxima sexta-feira, dia 21, com a 8ª edição do Corso Maior. Dentre as atrações Gil Mendes, Valdo e Felipe, Banda Pilera e Tony Balada. 

O prefeito Professor Ribinha disse que o Carnaval de Campo Maior é um evento já tradicional, que esse ano será realizado através de uma parceria Público-Privada. “Fizemos até umas alterações nas atrações para ajustar ainda mais o Carnaval e fazer um evento dentro da realidade financeira”, explica o prefeito.

Ribinha lembra que a programação do Carnaval 2020 de Campo Maior começa com o já tradicional Corso Maior, que será puxado pelo super paredão de som ‘Nervozinho’ e ao final show da dupla Valdo e Felipe, na Praça da Rodoviária.

Já no sábado, dia 22, começam os shows na Praça Valdir Fortes, (Arena da Folia), com as Bandas Explosão do Som, Bebê Chorão e banda local. No domingo, dia 23, a folia fica por conta da cantora Gil Mendes, Tony Balada e banda local.

Na segunda, dia 24, será a vez da Banda Pilera, Bill Bala e banda local. Na terça, dia 25, a Praça será animada pela banda Xenhenhem, Halan Castro e Leni Alves banda local.

No domingo, 23, ainda será realizado o Carnaval das Crianças e o show no Balneário Surubim. E também no domingo e na terça será realizado o encontro de Paredões, na Orla do Açude de Campo Maior. 

CCom/PMCM

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Qual a sua opinião sobre o sistema de cotas nas Universidades brasileiras?


Sua opinião sobre o sistema de cotas para ingresso nas Universidades Públicas brasileiras é baseada em que estudo científico? Ah! É apenas achismo ou segue a avalanche dos racistas e preconceituosos com relação ao ensino público?

O sistema de cotas gerou no país um discussão enorme o que o fez parar na análise do Superior Tribunal de Justiça, por conta da onda de mau humor que assolou donos de escolas particulares e sistemas estrangeiros de educação. Inclui-se, aqui, a ira dos "bem-nascidos" que se consideravam donos das vagas do ensino superior público. Afinal, esse  proprietários dessas vagas faziam investimentos altíssimos nos ensinos infantil, fundamental e médio para depois ingressarem na universidade pública.

Resultado de imagem para quem é rodrigo zeidan
Uma opinião dessa envergadura, deve, no mínimo, basear-se em estudos científicos que possam abalizar a formação de um "juízo de valor", despido do ranço dos que geram informações sem sentido ou bases sólidas para o benefício pessoal. Opinar, é, necessariamente, construir um pensamento onde apareçam os prós e os contras, sem a interferência de quem macula a verdade por se considerar privilegiado.


Trago nesse "post" um interessante Artigo, assinado por um dos mais renomados pesquisadores brasileiros, Rodrigo Zeidan*, que mostra através de fatos concretos e resultados devidamente apurados, sobre as evidências do sistema de cotas. O pesquisador, que é economista e participante de inúmeras instituições internacionais de pesquisa, afirma que as"cotas são importante mecanismo de justiça social e NÃO PREJUDICAM os alunos que são deslocados por elas (os que entrariam nas universidades no lugar de estudantes negros e de colégios públicos).

Para ele, "alunos que tem diferença grande inicialmente acabam recuperando boa parte dela ao longo do curso. Não conheço nenhum artigo científico que mostra que cotas gerem distorções no sistema de ensino (pode existir, é claro).

“Cotistas” não jogam a qualidade do ensino pra baixo. É ciência, não ideologia. Os resultados são bem consistentes. Cotas são relevantes como mecanismo de acesso, sem causar distorções", complementa.

CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO DE ZEIDAN

*Rodrigo Zeidan é economista. Doutor em economia pela UFRJ, é professor associado da New York University Shanghai (China), da Copenhagen Business School (Dinamarca) e da Fundação Dom Cabral.

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Escola do litoral paulista recomenda que professores comam sobras da merenda

Crédito: Reprodução
Escola Municipal Doutor Roberto Shoji, na Praia Grande
Foto: Isto.é.com
O cúmulo!!!! Questões dessa natureza devem ser repudiadas por todos que tem um mínimo de bom-senso.  docentes estão proibidos de consumir a merenda escolar e foram orientados a comer os restos da refeição dos alunos. Os educadores da Escola Municipal Doutor Roberto Shoji, na Praia Grande, no litoral paulista.

Já cansado de tantas humilhações impostas nos últimos anos por governos nada preocupados com a Educação, docentes da escola acima mencionada foram surpreendidos pelo comunicado: ”Alimentar-se da merenda após os alunos, não junto com eles, caso haja sobra”. Isso mesmo, CASO HAJA SOBRAS.

É certo que a merenda escolar- de tão poucos centavos por aluno - é específico para os estudantes, agora, a forma como foram comunicados esses trabalhadores é que questiono e fico revoltado.

Segundo matéria da revista IstoÉ, "procurada pelo portal UOL, a direção na escola preferiu não se manifestar. A Secretaria Municipal de Educação negou que há alguma proibição dos professores de consumir a merende junto dos alunos. Entretanto, “a orientação, especialmente no segmento da Educação Infantil, é que os funcionários tenham cuidado para que a rotina de alimentação das crianças transcorra de forma prioritária e com normalidade”.

A matéria continua: "em relação a restrição das marmitas aos professores, a secretaria disse que não impõe proibições, mas que a alimentação deve ser feita com bases no cardápio disponibilizado nas escolas, com orientações nutricionais.
O episódio não é o primeiro na região, em abril de 2019, outra unidade já não permitia que as refeições de professores e alunos fossem feitas no mesmo momento, conforme matéria do jornal A Tribuna".

VAMOS FORTALECER A GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. COMPARTILHE

Uma Greve não é um instrumento de luta e pressão apenas de uma categoria profissional: ela é um instrumento de luta de toda uma sociedade. Quando se fala, portanto, em uma Greve de Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, ela deve representar a indignação de todos contra atitudes imorais, injustas e cruéis, como está fazendo o Governo do Piauí, representado por Wellington Dias, contra toda uma categoria, principalmente os inativos.

Precisamos usar de todos os instrumentos possíveis para barrar as ações de um governo que há muito se afastou de suas origens. Um governo que só pensa em votos (o tal do pragmatismo), utilizando todos os meios que o poder favorece para nele se manter, esquecendo-se de que um bom governo se faz através de seus trabalhadores e trabalhadoras.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Secretaria de Saúde e Hemopi realizam campanha de doação de sangue em Campo Maior


A equipe do HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí) juntamente com Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Loja Maçônica Araújo Chaves nº 12, convidam a população de Campo Maior para participar da campanha de doação de sangue que acontecerá nos dias 14 e 15 de fevereiro, no prédio do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU) de Campo Maior.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Campo Maior, Lúcia Leonara,  a ação visa preencher as lacunas existentes nos bancos de sangue do Piauí, suprindo assim as necessidades da população não apenas do estado, mais também de Campo Maior.

PARA DOAR

Para se tornar um doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação; não estar gripado, com febre ou diarreia; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não estar grávida ou em período de amamentação; estar em boas condições de saúde; e apresentar um documento oficial com foto.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

SINTE-PI repudia declarações de Osmar Júnior e ações do governador Wellington Dias

SINTE-PI repudia declarações de Osmar Júnior e ações do governador Wellington Dias

O Sinte Piauí, representando mais de 40 mil trabalhadores da rede estadual de educação, repudia o discurso do secretário de governo do Piauí, Osmar Júnior, que em função da greve da categoria, tenta jogar a sociedade contra os trabalhadores, afirmando que já recebemos acima do Piso Nacional da Educação.

Assim como o governador Wellington Dias, o secretário distorce a verdade ao declarar que o governo sempre está aberto ao diálogo, o que vai de encontro ao fato do governador passar, praticamente, todo o ano de 2019 sem negociar com o Sinte-PI, só o fazendo no final deste período.

Sempre nos dispomos a dialogar, e nesta quarta-feira (12), esperamos que o secretário estadual de educação, Ellen Gera, se disponha, por ofício, a nos receber com propostas concretas e robustas. Declinamos das propostas indecorosas que desrespeitam a nossa inteligência e desmerecem o nosso protagonismo enquanto cidadãos e formadores de opinião.

Esclarecemos à sociedade piauiense que, como educadores, nosso lugar é na comunidade escolar, não temos prazer em paralisar nossas atividades, ao entrar em greve. Se o governo pagasse o que nos deve, por lei federal, a Lei do Piso, o período letivo começaria de forma tranquila.

As ações do governo Wellington Dias nos massacra e achincalha. Temos a obrigação moral de dar um exemplo de cidadania, em defesa de nossos direitos, visto que somos cumpridores dos nossos deveres, chegando, em última instância, no limite da greve.

O secretário atuou de má-fé ao afiançar que o projeto de lei alterando o vencimento dos professores, encaminhado pelo governo nesta segunda-feira (10) para a Alepi, elevará os vencimentos da categoria acima do Piso Nacional, convenientemente “esquecendo” de citar que gratificações não podem ser integradas a Lei do Piso.

Em uma estratégia de deletéria esperteza, o governo condiciona a execução da lei apresentada, caso aprovada pela Alepi, aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que nos levará novamente ao impasse e ao não recebimento do piso apesar do “padrão chinês de crescimento” acentuado pelo governador do estado.

A sociedade exige respeito e precisa da educação pública! A greve continua!
Crédito:Portal Mandacaru

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Uma boa notícia para estudantes universitários carentes

A Prefeitura de Campo Maior começa nessa terça-feira, 11.02, o cadastramento para o Programa de Auxílio Financeiro a estudantes universitários, o ‘Bolsa Universitário’,que destina R$ 300,00 para alunos carentes matriculados em cursos superiores em Teresina ou Piripiri. O cadastrado reserva 500 vagas. 

De acordo com o presidente da Associação Universitária do Território dos Carnaubias, Domingos Abreu, o cadastramento começa nessa terça-feira, 11.02 e os estudantes universitários interessados deverão se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, (localizado na Praça Bona Primo), para a inscrição.
Para garantir o auxílio, o universitário terá que ser brasileiro, com residência fixa em Campo Maior há pelo menos três anos e não ter concluído nenhum curso superior. Deve estar devidamente matriculado em uma instituição de Ensino Superior em Piripiri ou Teresina e comprovar não ter recursos suficientes para custear o seu deslocamento.

O ‘Bolsa Universitário’ só será pago a alunos com bom desempenho acadêmico, não receber auxílio de outra fonte, pública ou privada, e não ter sido desligado de algum outro programa financeiro.
Segundo a estimativa da Prefeitura Municipal, serão investidos R$ 150 mil reais, garantidos pelo Tesouro Municipal.

Haverá a interrupção do auxílio em três casos: fraude em processo ou procedimento administrativo, devidamente apurada, ou por falta grave apurada pela Comissão Executiva; reprovação do aluno em qualquer disciplina; ou trancamento de matrícula ou abandono do curso.

CCOM/PMCM

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Casais homoafetivos já podem se inscrever em programa de casa própria


Casais homoafetivos ganharam direito a inscrição nos programas de casas próprias desenvolvidos pelo Governo do Estado. O Projeto de Lei 7.327, de autoria da Deputada Flora Isabel (PT), foi sancionado pelo governador e publicado no Diário Oficial no último dia 08 de janeiro do corrente ano.

Os casais, então, passam a gozar do direito que antes era apenas de casais heterossexuais. A sanção da Lei quase não foi divulgada pela grande imprensa.

Resta lembrar que a união entre casais homoafetivos foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Agressões às religiões afro mostram que instituições não estão funcionando.

Elementos de candomblé - Marcelo de Jesus/UOL

Outrora visto como país pacífico, lugar da diversidade e integração de culturas, o Brasil está degringolando para se tornar a terra da intolerância. Ao menos do ponto de vista dos seguidores das religiões de matriz africana. A escalada de ataques contra os terreiros de umbanda e candomblé tem aumentado, sob a negligência das autoridades. O último episódio, em Ribeirão Preto, foi de uma violência estarrecedora.



Câmara de Campo Maior-PI abrirá concurso público; banca será escolhida

A imagem pode conter: Fernando Miranda
Vereador Fernando Miranda
Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior
Foto: Facebook
A Câmara de Campo Maior, cidade localizada no interior do Piauí, mais precisamente na região norte do estado, limítrofe as cidades de Cabeceiras do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Alto Longá, Novo Santo Antônio, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Coivaras, José de Freitas e Altos, localizada a cerca de 85 quilômetros da capital Teresina, abrirá concurso em breve.

De acordo com a publicação veiculada no Diário Oficial da União, a Câmara realiza licitação, na modalidade tomada de preços, pelo tipo técnica e preço, que visará a contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de planejamento e execução de concurso público para o provimento de cargos efetivos do Poder Legislativo municipal.

As empresas interessadas em concorrer ao procedimento licitatório para a escolha de banca organizadora deverão se cadastrar a apresentar proposta até o final de fevereiro. Assim, o concurso da Câmara de Campo Maior deve ser aberto somente após o mês de março deste ano.

O certame deve ofertar vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Serão disponibilizadas oportunidades para os cargos de Agente Operacional de Serviços Gerais (1 vaga); Agente de Controle Interno (1 vaga); Assistente Técnico Legislativo (4 vagas) e Motorista (1 vaga). Acompanhe o Ache Concursos e adicione o site aos seus favoritos para não perder o lançamento deste edital!

Crédito: Achei Concursos 

sábado, 8 de fevereiro de 2020

SINTE-PI GREVE COMEÇA DIA 10


Coronéis da Aeronáutica são denunciados por roubo


A Procuradoria de Justiça Militar em Juiz de Fora (MG) denunciou  três coronéis da reserva da Força Aérea Brasileira/Aeronáutica por rombo superior a R$ 10 milhões- sem correções monetárias na construção da sede do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), transferido de Belo Horizonte para Lagoa Santa, entre novembro de 2010 e dezembro de 2011.



Parceria Público-Privada e mais três atrações para o Carnaval de Campo Maior


A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria de Turismo, anuncia mais atrações para o Carnaval 2020 na cidade, que começa logo na sexta, dia 21, (com o 8º Corso Maior), e só termina na terça-feira, dia 25. Agora estão confirmadas Gil Mendes, Aline Kabral e Lucas Cordeiro. 

Além dessas atrações já estão confirmadas para a Folia Maior as atrações como Iohanes, Forró Pé de Ouro, Guilherme Dantas, Caminhão Nervosim e Banda Pilera. E vem mais atrações por ai. 

O prefeito Professor Ribinha informa que o Carnaval de Campo Maior será um evento onde terá uma parceria público-privada, cuja festa será patrocinada pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo e também contará com a participação de algumas empresas da iniciativa privada na logística do evento. 

“Vamos ter a responsabilidade de realizar o tradicional carnaval de Campo Maior, mas sem comprometer as finanças do nosso município. E para isso estamos consolidando parcerias com as empresas que apostam no Carnaval como oportunidade de negócios”, lembra o prefeito.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

VAMOS À LUTA?????

Jovem com Síndrome de Down é aprovado em Universidade Federal

Jovem com Síndrome de Down é aprovado em Universidade Federal.
(Foto: arquivo pessoal/Artur Ciríaco)
José Artur Ciríaco do Carmo, recebeu a feliz notícia de que foi aprovado, pelo SISU, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O detalhe é que o jovem estudante é portador da Síndrome de Down.

Caracterizada geneticamente pela trissomia do cromossomo 21, a Síndrome de Down é uma alteração genética, causada por um erro na divisão celular, durante a formação do embrião.

Descrita pela primeira vez em 1866, na Inglaterra, pelo médico John Langdon Down, a Síndrome de Down (SD), foi batizada com o sobrenome do seu descobridor.

Tendo como características uma série de conjuntos fenotípicos específicos e a deficiência mental, a SD acomete certa de 300 mil brasileiros e destes, apenas 74 estão em uma Instituição de Ensino Superior (IES).

Devido as dificuldades neuropsicomotoras, pessoas com SD costumam não ter o mesmo desenvolvimento e facilidade de aprendizagem que um aluno sem alterações genéticas.

O que não impede essas pessoas de estudarem e conquistarem seu espaço no meio acadêmico, apesar das dificuldades sociais e as diversas barreiras – tanto fisiológicas, quanto de aprendizado – que enfrentam ao longo da vida.

O estudante, José Artur Ciríaco do Carmo, provou isso, ao ser aprovado no curso superior de bacharel em Teatro, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Em entrevista exclusiva para A Folha Hoje, o Fera e a sua família, relataram um pouco sobre como foi essa história de luta e conquistas.

A APROVAÇÃO FEDERAL
O estudante alagoano frequentou escolas regulares desde o início de sua vida escolar. Sua mãe, a psicopedagoga Simone Ciríaco, relata que em alguns momentos encontrou barreiras junto as escolas em oferecer um acompanhamento mais especializado para o aprendiz.

Crédito da matéria: Folha de Hoje- AL

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

VEREADORES DISCUTEM REDUÇÃO DO PRÓPRIO SALÁRIO

Opa!!!! Não é em Campo Maior. O assunto é pauta na cidade paulista de Linhares. Acompanhe a matéria do Folha Vitória.

"Na noite dessa segunda-feira (4), vereadores da Câmara de Linhares fizeram a primeira sessão ordinária de 2020. Os parlamentares apresentaram os novos conselheiros tutelares, mas não entraram na pauta da redução de salários.

"As comissões de Finanças e Justiça da Câmara, responsáveis por avaliar a viabilidade do projeto, não deram parecer a tempo. Por isso, a proposta não pode ser votada logo nesta primeira sessão. Temos até setembro deste ano para levar o assunto a plenário, mas eu não vou esperar. Quero agilizar isso e votar a redução dos salários logo no primeiro trimestre, até o fim de março", garantiu o presidente da Câmara e autor do projeto, Ricardo Bonomo (Solidariedade).

O assunto é polêmico e gerou manifestações no fim do ano passado. A expectativa era a de que o texto fosse debatido pelos vereadores logo na primeira sessão do ano. 

Em uma proposta apresentada no início de novembro de 2019, os vereadores queriam aumentar os salários em 76%. Os vencimentos passariam de R$ 6.192,00 para R$ 10.918,10. Mas, por causa de uma grande rejeição popular, foi apresentado, por Bonomo, um novo projeto para reduzir os salários para R$ 1.543,00."

Ainda tem mais. Tem interesse? Acesse aqui

Campo Maior Prev convoca inativos e pensionistas para recadastramento


Os servidores inativos e pensionistas municipais estão sendo convocadas pelo Campo Maior-Prev para fazer, até o dia 21 de fevereiro de 2020, o recadastramento com a prova de vida para regularização junto ao órgão, referente ao exercício de 2020. 

De acordo com a assessoria do Campo Maior-Prev, o recadastramento é obrigatório para os aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Município de Campo Maior, com o objetivo de atualizar os dados cadastrais e pessoais, bem como realizar a comprovação de vida dos seus beneficiários.

Os servidores e pensionistas terão que comparecer na sede do Campo Maior-Prev, na Rua Siqueira Campos, nº 120, na Sala 17, Centro, no horário de 8h às 12h. O recadastramento será realizado por meio de formulário específico que visa atestar prova de vida, onde os servidores inativos e os pensionistas deverão atestar a veracidade das informações declaradas.

De acordo com o edital divulgado pelo Campo Maior- Prev os inativos e pensionistas convocados terão que comparecer à sede do órgão munido da cédula de identidade, CPF, comprovante de endereço atualizado, título de eleitor, identidade expedida por conselho regional de fiscalização profissional, carteira de trabalho, certificado de prestação ou de isenção do serviço militar, passaporte ou identidade funcional expedida por órgão público. 

Ainda serão exigidas certidão de casamento, certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos ou inválidos de qualquer idade que vivam sob sua dependência, quando houver e uma foto 3x4 recente.
Também será exigida a cópia do ato administrativo ou decisão judicial que concedeu o benefício ao servidor inativo ou pensionista e a declaração de que não é beneficiário de nenhum outro benefício previdenciário custeado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), no âmbito do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Fonte: Ccom/PMCM

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos comemora abertura de atividades para 2020


O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha e a Secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes participaram na tarde desta segunda (03/02), da abertura das atividades do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o ano 2020.

O SCFV atende crianças carentes com atividades pedagógicas e recreativas que funcionam no contra turno escolar, entanto, durante as férias as atividades são realizadas pela manhã, a partir do mês de março funcionará nos turnos manhã e tarde.
Atualmente 92 crianças estão matriculadas e participam de atividades pedagógicas e recreativas que incluem aulas de balé, capoeira, artes, músicas, leitura e escritas, esportes, e oficinas em diversas áreas incluindo culinária e artesanato, além de brincadeiras e danças.
Em sua fala, o Prefeito Ribinha destacou a importância da participação da família na vida escolar dos filhos, para o sucesso e desenvolvimento intelectual, social e cultural das crianças. Na oportunidade, pais e crianças agradeceram o Prefeito e fizeram uma homenagem para o mesmo, cantando parabéns em virtude da passagem do seu aniversário comemorado em 02 de fevereiro.
A secretária Nilzana Gomes, parabenizou toda a equipe de profissionais e os apresentou para os pais e crianças presentes no evento, que serão assistidas pelo SCFV, durante o ano de 2020.

SINTE-PI: Professores da Rede Estadual deflagram greve!!!!!!!

Trabalhadores em Educação em Assembleia 04 de fevereiro
Foto: Lurdes Melo
Com a Sede Social do Clube do Sinte-PI em Teresina lotada de trabalhadores em educação, professores e funcionário deflagraram Greve até que o Governador Wellington Dias dê o reajuste salarial de 12,84% relativo ao Piso Salarial de 2020, reajuste os salários dos inativos de 2019 e 2020 e coloque no contra-cheque o percentual do Piso 2019 que foi reajustado em forma de Vale Refeição. 

Após manifestação de vários Núcleos Regionais e de professores e funcionários, mais de 1.500 pessoas votaram por unanimidade pela Greve por tempo indeterminado.  Na oportunidade, ainda, foram estabelecidas várias estratégias publicitárias para que a sociedade entenda que o Governo do Piauí não está cumprindo com as suas obrigações legais e promove um verdadeiro descaso com a Educação do Piau.

Professora Jacinta Bandeira
Segundo a Presidente do Sinte, professora Paulina, "o governador Wellington Dias escolheu a categoria como inimiga do Estado, vez que não está cumprindo, sequer, com o cumprimento da Lei por dois anos consecutivos". Paulina disse, também, que além do reajuste deste ano, outro ponto que gerou insatisfação nos trabalhadores e levou ao indicativo de greve diz respeito aos impasses na concessão do reajuste de 4,17 referente ao ano passado".

A presidente do Núcleo Regional de Campo Maior, Professora Jacinta Bandeira, em sua fala disse ser "vergonhosa a forma de tratamento que o Governo do Piauí dá aos trabalhadores da educação, promovendo um verdadeiro descaso com quem tem a responsabilidade de construir o futuro de milhares de crianças e jovens".

Ontem (segunda-feira, 3 de fevereiro), os representantes da categoria se reuniram com o secretário de Governo, Osmar Júnior (PC do B), mas nenhum acordo foi firmado. Hoje, os trabalhadores se reuniram para deliberar a respeito das reivindicações. 

A greve está marcada para começar na próxima segunda (10). No mesmo dia, os trabalhadores da educação vão se reunir em protesto em frente ao Palácio de Karnak.
Diretoria Sinte Núcleo de Campo Maior

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Fim do Enem?

Por Ayne regina Gonçalves Salviano


Foto: Jornal de Jales
Em 1998, o MEC (Ministério da Educação) criou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Nesses mais de 20 anos da prova aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), muito mudou. 
Se no início ela não era bem vista por uma ala da Educação, hoje o exame é, indiscutivelmente, a principal porta de entrada para as universidades públicas federais, além de instituições de ensino estaduais e particulares, brasileiras e estrangeiras. Também é por meio da nota do Enem que os estudantes conseguem o Fies (Financiamento Estudantil) ou o Prouni (Programa Universidade para Todos).
O Enem é a segunda maior prova do mundo. Só perde para o exame chinês de acesso ao ensino superior. Em 2019, aproximadamente 4 milhões de brasileiros se inscreveram para a prova, que foram realizadas nos dois primeiros domingos de novembro. 
Na primeira etapa, no dia 3, uma foto da proposta de redação foi divulgada nas redes sociais minutos antes do início da prova colocando em xeque a lisura do exame. Também uma questão da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias teve de ser cancelada posteriormente porque já havia sido usada no ano anterior. 
Mas o pior ainda estava por vir. Depois da divulgação das notas agora em janeiro, ficou comprovado que houve erro na correção das provas. Primeiro, o assunto foi negado pelo Ministério da Educação. Depois, assumido, mas contabilizado para a gráfica que rodou as provas. Entretanto, nenhuma medida transparente foi anunciada pelo governo federal para acalmar os 3,5 milhões de candidatos que estão disputando as míseras vagas públicas. 
Para piorar a situação, um corretor de redação, que não teve o nome divulgado, afirmou ao jornalista Reinaldo Azevedo que também as correções dos textos foram negligenciadas em comparação aos anos anteriores. No passado, se dois corretores tivessem discordado em 80 pontos de cada um dos cinco critérios de correção, a prova era corrigida por um supervisor, o terceiro corretor. O mesmo ocorrendo se as notas finais dos dois primeiros corretores se diferenciassem em 100 pontos. De acordo com a entrevista publicada, os supervisores não foram acionados para milhares de correções.
Por todas estas incongruências, o Ministério Público Federal solicitou que a Justiça Federal suspendesse os calendários do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni e Fies. A medida foi derrubada na Justiça pelo governo federal e as aprovações pelo Sisu foram comemoradas por boa parte dos candidatos enquanto outros permanecessem sem entender o que ocorreu.
O que deve acontecer com o Enem? O Enem vai acabar? São essas as perguntas que meus alunos mais me fazem. Na minha humilde opinião, o Enem 2019 não se mostrou confiável. Mas a prova não deve ser extinta. Precisa, sim, ser melhorada, ampliada, tornar-se novamente confiável, pois é um meio democrático de se atingir o ensino superior. 

Ayne Regina Gonçalves Salviano
(É jornalista, professora e gestora educacional na Damásio Educacional e Criar Redação em Araçatuba)

Crédito: Jornal de Jales

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Professores da Rede Estadual farão Assembleia para defesa do Piso



Não podemos deixar que o Governo do Piauí massacre os trabalhadores em educação. O Piso dos Professores é legal e mesmo assim o Governador Wellington Dias vem deixando de cumprir seus compromissos com a categoria.

SINTE-PI convoca todos os trabalhadores em educação, ativos e aposentados, para uma assembleia geral dia 4 de fevereiro de 2020, às 9:30 no clube do Sinte, para discutir a campanha de valorização dos Trabalhadores em educação 2019 - 2020 e também aprovaram indicativo de greve da categoria.

Terreiros atacados, religiosa espancada: o dia sangrento que o país ignora.

Jornal de Alagoas de 1912 falou em "bruxaria" ao abordar ataque contra terreiros em Maceió - Reprodução

Dia de Nossa Senhora das Candeias - Nossa Senhora da Luz é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha. Iemanjá - significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou 

A partir dessas duas definições, convido você a ler a  matéria do UOL que dá o título da nossa postagem. 

CONFIRA CLICANDO AQUI INTERESSANTE MATÉRIA DO UOL