segunda-feira, 13 de maio de 2013

Estão Abertas as Inscrições do Enem 2013


Desde as 10h de hoje (13/05) encontra-se aberto o período de inscrição do Enem 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes interessados terão até às 23h59min (horário oficial de Brasília/DF) do próximo dia 27 (segunda-feira) para se inscrever. A taxa de inscrição é de R$ 35,00.
Conforme foi divulgado no edital do Enem 2013, a única maneira para se inscrever para as provas é através do portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), obedecendo ao prazo estipulado pelo cronograma oficial.
Os alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública são automaticamente isentos do pagamento da taxa. Estudantes membros de famílias de baixa renda, com ganho mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, também conseguem isenção do valor desde que, ao se inscrever, preencha o formulário a fim de declarar carência no Enem 2013.

COMO SE INSCREVER NO ENEM 2013

Durante a inscrição, o candidato deve informar o número do CPF, documento de identidade (RG), nome completo, endereço, bem como alguns dados familiares e descrições sobre o histórico escolar. O estudante precisa guardar com cuidado o número de inscrição e a senha do Enem 2013, pois os dados serão indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição (no próprio site), para obtenção dos resultados finais, bem como para o registro em programas de acesso à educação superior como, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para ter a inscrição confirmada, é preciso preencher todos os dados necessários com veracidade, além de pagar a taxa (exceto para isentos) até o dia 29 de maio (quarta-feira). Os Correios farão a entrega do cartão de confirmação de inscrição Enem 2013 no endereço informado pelo aluno no ato do registro. O documento também poderá ser impresso no portal do Inep, após o período de inscrições. No cartão haverá detalhes sobre a data, local, horário de realização das provas e, se for o caso, necessidade de atendimento diferenciado.
As pessoas com deficiência deverão informar a situação no ato da inscrição. O mesmo deve ser feito pelas lactantes e pelos sabatistas. Também é no registro que o candidato deve escolher a língua estrangeira preferencial (inglês ou espanhol).
As provas serão aplicadas no fim do mês de outubro, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), a partir das 13h00min. 

Nenhum comentário: