quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CHARGES: entenda o que encontrar nesse tipo de texto

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que procura avaliar competências e habilidades específicas por meio da análise interpretativa de charges, obras de arte, fotografias e vários outros canais que possam ser intertextualizados com um conteúdo didático. Para ajudar você a se preparar para a interpretação de charges e imagens, a Universia Brasil conversou com o professor Roberto Acosi da Oficina dos Estudantes, um dos mais importantes cursinhos preparatórios para o ENEM, que deu dicas que vão ajudar você no Enem 2013.
 
Afinal,
o que o Enem espera dos alunos ao colocar charges e imagens para serem interpretadas pelos alunos na prova? Segundo o professor Acosi, os examinadores “avaliam se o aluno reconhece as diferentes funções da arte e do trabalho dos artistas em seus meios culturais e se ele seria capaz de se utilizar das interpretações possibilitadas pelas imagens como um instrumento para melhor reconhecer, compreender e explicar a complexidade e a variedade cultural no mundo.”
 
Veja abaixo as dicas do professor para se preparar para a análise de charges e imagens no Enem 2013:
 
1. Faça perguntas
A análise de uma charge deve ser a resposta de algumas perguntas básicas que ajudam você a fazer a leitura crítica dos recursos visuais. O professor listou algumas perguntas que podem ser feitas para analisar as imagens:
 
• O que se entende da charge?
• O que será que ela trata como assunto principal?
• Há diferentes possibilidades de Interpretação do desenho e do texto que geralmente o acompanha?
 
Portanto, antes de responder a questão, responda essas três perguntas básicas. A análise de charges e imagens torna-se muito mais fácil se você fragmentar o conteúdo para depois montar o quadro geral do que é proposto.
 
2. Não ignore detalhes
Segundo o professor, “não existem elementos supérfluos numa charge”. As charges são um conjunto de informações que têm como objetivo criticar ou satirizar uma situação ou acontecimento, por isso você não deve negligenciar coisas que pareçam pequenas na imagem. Esses detalhes podem ser a sua pista para responder a questão.
 
3. Contextualize as charges e imagens
“O aluno precisa aproximar ou distanciar os conteúdos, as ideias, os interesses e os significados dos textos e das imagens seguindo a exigência da questão. Deve também procurar contextualizá-los social, político, cultural e esteticamente. O Enem aponta para uma necessidade de valorizar as várias linguagens artísticas para melhor preservar a própria cultura”, diz o professor Acosi. Você deve saber qual é o contexto da charge. Por que ela foi feita? Qual é o seu público alvo e o que o autor esperou alcançar com a imagem? Saber o período histórico no qual a charge está inserida ajuda você a contextualizá-la.
 
4. Utilize o enunciado da questão
Segundo o professor Acosi, “o aluno deve saber que o seu melhor guia para uma bela resposta será sempre o enunciado da própria questão da prova.” Por isso, atente-se ao enunciado. Procure entender exatamente o que a questão pede para começar a fazer a análise crítica das imagens.
   


Nenhum comentário: