quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ENEM 2013: DICAS INFALÍVEIS

Conseguir uma boa nota no Enem 2013 é essencial se você quer a ajuda do exame para ingressar em uma boa universidade. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que vão ajudar a você a se preparar nessa reta final. Confira as dicas e prepare-se para as provas que acontecem em 26 e 27 de outubro: 

Leia os editoriais de jornal para aumentar sua pontuação na redação
 Os editoriais de jornal, caracterizados por um formato de texto dissertativo-argumentativo, pela impessoalidade e também por apresentar diversas opiniões distintas. É exatamente esse modelo de texto que a banca avaliadora do Enem exige do aluno.

Não ignore os enunciados
Os textos nos enunciados das questões servem para contextualizar a situação-problema a ser resolvida pelo aluno. O Enem avalia uma determinada habilidade inserida em contextos próximos à realidade do aluno mostrando como o conteúdo é aplicado em sua rotina. Essa é a grande importância dos textos, mesmo que longos, para o entendimento da questão a ser respondida.

Não copie
Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.
 
Não fuja do tema
Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ou parcial ao tema.
  
Identifique o tema
Não adianta você analisar rapidamente os textos que são fornecidos e sair escrevendo as primeiras ideias que surgirem. Quanto mais rápido o tema for identificado mais tempo para desenvolver os argumentos você terá. 

Leia o texto de apoio
Faça uma leitura direcionada do texto base fornecido verificando o encaminhamento da banca, ou seja, identifique a partir dos textos propostos o que ela espera do seu texto.  

Conheça os temas que podem cair na redação
Conhecer os temas
é importante para começar a articular os seus argumentos para a prova de redação do Enem.
 
Entenda o que é o texto dissertativo-argumentativo
Esse é o tipo de texto cobrado pelo Enem na prova de redação. Entender como ele é estruturado é essencial para fazer uma boa prova.
 
Leia os enunciados das questões
A grande importância do enunciado é a definição da situação-problema a ser resolvida. O Enem é uma prova que prioriza a mobilização do conhecimento, e não apenas a sua reprodução, portanto fica difícil saber de que forma a informação deve ser mobilizada sem o perfeito entendimento do contexto no qual o problema está inserido. 

Nenhum comentário: