segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A grande rede na prova do ENEM 2013

Nas nossas aulas de Língua Portuguesa, temos constantemente abordado a necessidade da reflexão quanto a Internet em nossas vidas. Embora muitos educadores sejam críticos ferrenhos dessa ferramenta, esse é um assunto que não pode mais passar sem que vejamos a importância que ma mesma tem no cotidiano de todos nós.

Aplicada neste domingo (27), a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentou questões sobre internet, cyberbullying  e hipertextualidade.

A questão sobre cyberbullying traz um texto que cita a relação entre o anonimato e a crueldade dos comentários e das ameaças na internet. Na prova amarela, a resposta correta da questão 131 é a letra "B"

A prova também queria saber o que é hipertexto, que deveria ser um novo modo de leitura e organização da escrita.

O exame também questionou sobre a influência das redes sociais nas manifestações do Egito. Na prova de inglês, havia um texto sobre Steve Jobs, o criador da Apple, que perguntava sobre a sua contribuição dele para o mundo digital.

Para discutir o uso da linguagem coloquial, uma das questões trouxe um trecho da música ?Até Quando?, do Gabriel O Pensador.

A carta de Pero Vaz de Caminha foi apresentada mais uma vez no Enem deste ano - no sábado, havia uma pergunta na prova ciências humanas. Na prova de linguagens, o texto veio acompanhado de uma imagem do quadro de Cândido Portinari sobre o Descobrimento do Brasil. A pergunta era sobre a visão de índios e portugueses sobre o descobrimento.

Vários enunciados da prova usaram tirinhas de jornal, como uma da Mafalda, e outros elementos visuais, como cartaz, charge e fotografia. Uma das questões pedia a interpretação de uma piada.

Fonte: Bol

Nenhum comentário: