Postagem em destaque

Entre gestos e interesses: a reconciliação que divide opiniões

Joãozinho Félix X Conceição Lima: Quando o perdão é mais político do que humano      Durante as eleições de 2020, a professora e vereadora C...

sábado, 21 de dezembro de 2013

Sacerdote quer facilitar confissão de deficientes auditivos

Um sacerdote filipino aposentado, morador de Phoenix, no Estado de Arizona, inventou um instrumento baseado no computador que facilitará a confissão dos fiéis com deficiência auditiva. A notícia está no site da Conferência Episcopal Filipina.


Padre Romuald Zantua, da Diocese de Daet, fundador de uma comunidade religiosa chamada Discípulos da Esperança, confeccionou o instrumento que possibilitará a milhares de pessoas com problemas de surdez a se aproximarem do sacramento da reconciliação.


O instrumento, chamado "Caixa da Confissão de São Damião" consiste em dois laptops que trabalham com um software especial que conecta exclusivamente o penitente e o sacerdote, enviando mensagens. Os dois portáteis podem funcionar somente com este objetivo. Os sacerdotes que não conhecem a língua de sinais podem, assim, se comunicar com os deficientes através da conexão segura dos laptops com a ASL (Língua de Sinais Americana) e o vídeo.


Segundo Padre Zantua, que já foi secretário executivo da comissão para os seminários da Conferência, o software é à prova de ‘hacker’. Padre Zantua trabalhou também muitos anos com pessoas com deficiências particulares.


O instrumento ainda não obteve a aprovação da Santa Sé. Ele foi apresentado ao Setor de Deficiências Auditivas (National Catholic Office fo the Deaf) em Phoenix, durante um recente evento desta pastoral.

Fonte: Portal Canção Nova

Nenhum comentário: