segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Por que Wellington tem chances

Por Paulo Sérgio Santos Rocha*

Começou a pré-campanha pelo governo do estado do Piauí, entre os postulantes ao cargo, já se apresentaram o senador Wellington dias (PT), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e Daniel Sólon (PSTU). O senador, até o momento líder nas pesquisas, é o que tem mais chances de ganhar, pois, já governou o estado por duas vezes com altos índices de aprovação, tem o apoio do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma, ambos do (PT), dos senadores João Vicente (PTB) e Ciro Nogueira (PP).

Wellington Dias foi vereador, deputado estadual e federal e governador, em 2010 foi eleito senador. Em 2002, foi candidato ao governo com o apoio do (PMDB) e de suas lideranças derrotando na época o governador Hugo Napoleão que disputava a reeleição. Em 2006, foi reeleito. No governo, organizou a máquina pública, ao assumir implantou a tabela de pagamento, fez o Plano de Carreiras dos servidores públicos, implantou as escolas de tempo integral, assistência intensiva na saúde e na atenção às pessoas com deficiências, executou as eleições para diretores s das escolas, foi o gestor que mais fez estradas, realizou concurso público para diversas áreas, de modo que, com essas ações, deixou o governo bem avaliado, já Marcelo Castro (PMDB) terá que convencer o eleitor pois suas ações de deputado federal não lhe dão muita visibilidade se comparada com as de Wellington.

Carismático e articulador, Wellington governou o estado com um amplo leque de partidos e atualmente é o líder do (PT) no senado, é autor da Emenda Constitucional que torna hediondo os crimes de corrupção e se destacou pela defesa dos royaltes do petróleo entre todos os estados. Com apoio unânime do seu partido, e dos senadores Ciro Nogueira (PP) que indicará o vice e de João Vicente Claudino (PTB) que postula à reeleição, onde é bem visto pelo planalto, pois, o seu opositor, o atual governador Wilson Martins (PSB), rompeu com o (PT) e lançou o deputado Marcelo Castro (PMDB) a governador e Silvio Mendes (PSDB) a vice, já que Zé Filho (PMDB), que seria o candidato natural à reeleição abriu mão da disputa. Aliás, é estranha a postura de Zé Filho, pois, ao contrário de Wellington que deu todo apoio para Wilson Martins ser candidato à reeleição em 2010, o atual governador, subestimando a capacidade de Zé Filho de se viabilizar eleitoralmente, lança o deputado Marcelo Castro (PMDB). Como se vê Wellington não está isolado e tem um trabalho reconhecido do eleitor.

Portanto, nas eleições que se aproximam, o piauiense terá um candidato já testado, um político que já governou o estado por duas vezes e atualmente é senador da república com grande atuação, contra um deputado experiente na política, que também terá um grande apoio, no entanto, não é conhecido em todo Piauí. Percebe-se, que em 2014 o eleitor terá um parâmetro de escolha e não terá dificuldades de escolher o próximo governador que se espera que volte a trabalhar para o desenvolvimento do estado e crie melhores condições de vida para os piauienses.
*professor 
 
Fonte: Portal AZ

Nenhum comentário: